Martínez e a chamada de João Neves: "Está a liderar o Benfica"

O selecionador nacional Roberto Martínez chamou 26 jogadores para os jogos de apuramento para o Euro 2024, com Eslováquia e Bósnia, sendo que Raphaël Guerreiro, recuperado de lesão, está de volta.
Publicado a: 
Atualizado a: 

O médio João Neves, do Benfica, é a grande novidades da lista de convocados do selecionador nacional Roberto Martínez para os jogos com a Eslováquia e a Bósnia, de apuramento para o Euro 2024. O jogador de 19 anos faz assim a estreia nos eleitos para a principal equipa nacional.

Destaque ainda para o regresso de Raphaël Guerreiro, do Bayern Munique, que está recuperado de lesão.

Quem ficou de fora, por opção, do selecionador foi Matheus Nunes, médio do Manchester City.

"É mais um passo na evolução como futebolista. Este ano o João Neves está a liderar o Benfica. Contra o FC Porto foi o homem do jogo e tem tido muito bons desempenhos na Champions. É um passo em frente e agora tem de lutar ainda mais para dar outros passos em frente na carreira", atirou Roberto Martínez, em conferência de imprensa.

O selecionador deixou ainda em aberto a possibilidade de convocar Galeno, luso-brasileiro do FC Porto. "É um jogador que está na minha lista. Como selecionador, preciso de saber de tudo. Faz parte do meu trabalho falar com treinadores que orientem jogadores portugueses. Falei com Sérgio Conceição, Rúben Amorim, Roger Schmidt e Artur Jorge. Quando és treinador de um clube, tens informações únicas e muito importantes. Agora sei que o Galeno pode ser muito útil para a seleção. É um jogador que gosta muito de verticalidade, um futebolista destro que atua na ala esquerda. É polivalente, pode jogar numa linha de 4 ou de 5. Gosto muito daquilo que o Galeno pode fazer", referiu.

O selecionador considerou ainda que o Campeonato do Mundo de futebol de 2030, organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, deixará um "legado único" e é "uma alegria muito grande para o povo português".

"Ter o primeiro Mundial da história é uma amostra do trabalho da federação e uma alegria muito grande para o povo português. Deixará um legado único. Os sonhos dos miúdos de 12 ou 13 anos de poderem jogar um Mundial em casa... é essa a razão pela qual trabalhamos no futebol", manifestou o técnico espanhol, em conferência de imprensa.

"Gostaria disso [de ser selecionador de Portugal no Mundial2030], porque seria uma fase de apuramento muito fácil. É uma grande alegria, acredito que o futebol é uma oportunidade para inspirar, marcar o país e vocês [portugueses] têm experiência do Euro2004. É uma grande notícia", concluiu.

Eis os 26 convocados de Roberto Martínez:
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Patrício (Roma), José Sá (Wolverhampton)

Defesas: João Cancelo (Barcelona), Diogo Dalot (Manchester United), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Danilo Pereira (PSG), Raphael Guerreiro (Bayern Munique), Nélson Semedo (Wolverhampton), Toti Gomes (Wolverhampton)

Médios: João Palhinha (Fulham), Vitinha (PSG), Otávio (Al-Nassr), Bruno Fernandes (Manchester United), Bernardo Silva (Manchester City), Rúben Neves (Al-Hilal), João Neves (Benfica)

Avançados: Cristiano Ronaldo (Al-Nassr), João Félix (Barcelona), Rafael Leão (Milan), Diogo Jota (Liverpool), Gonçalo Ramos (PSG), Ricardo Horta (Sp. Braga), Pedro Neto (Wolverhampton)

Portugal defronta a Eslováquia a 13 de outubro, no Estádio do Dragão, no Porto, às 19:45, e, em caso de vitória, garante automaticamente a qualificação para a fase final do próximo Europeu. Três dias depois, no dia 16, a seleção nacional joga na Bósnia-Herzegovina, às 19:45 (hora de Lisboa).

Após seis jornadas, a equipa lusa continua totalmente vitoriosa e lidera o Grupo J com 18 pontos, mais cinco que a Eslováquia, segunda classificada. O Luxemburgo é terceiro, com 10, seguido de Bósnia e Islândia, ambos com seis, e do Liechtenstein, ainda sem pontos.

Além de seis triunfos no mesmo número de partidas, a equipa de Roberto Martínez leva um registo de 24 golos marcados e nenhum sofrido.

Em novembro, Portugal fecha a fase de apuramento com uma deslocação ao Liechtenstein e na receção à Islândia.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Euro2024, que vai decorrer na Alemanha.

Diário de Notícias
www.dn.pt