International Board aprova novas regras do futebol: guarda-redes terão 8 segundos para largar a bola
EPA/TIL BUERGY

International Board aprova novas regras do futebol: guarda-redes terão 8 segundos para largar a bola

Também foram implementadas medidas que permitem às federações ter autonomia para decidir se as decisões do VAR possam ser anunciadas aos espetadores e se só o capitão poderá falar com o árbitro.
Publicado a
Atualizado a

O International Board (IFAB), organismo responsável pelo livro das leis de jogo do futebol, já oficializou as novas regras para o desporto-rei a partir da próxima época.

A mais revolucionária passa por estabelecer um limite de oito segundos para o guarda-redes ter a bola nas mãos. Caso esse tempo seja ultrapassado, será pontapé de canto.

Até agora, os guardiões podiam agarrar a bola durante seis segundos, caso contrário, seria livre indireto, mas esta regra raramente era aplicada pelos árbitros. A partir de 2025-26, o árbitro contabilizará os últimos cinco segundos, à semelhança daquilo que acontece no futsal e, caso esse tempo seja excedido, será assinalado um pontapé de canto a favor da equipa adversária.

Também foram implementadas medidas que permitem às federações nacionais ter autonomia para decidir se as decisões do VAR possam ser anunciadas aos espetadores e se só o capitão poderá falar com o árbitro. Ambas estão já em vigor na I Liga portuguesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt