Luisão pode bater recorde de troféus no Benfica

Luisão pode tornar-se no sábado o futebolista com mais troféus conquistados ao serviço do Benfica, caso os 'encarnados' vençam a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Vitória de Guimarães, em Aveiro.

A cumprir a 15.ª temporada consecutiva na Luz, o experiente central e capitão das 'águias', de 36 anos, tem a possibilidade de arrecadar o 20.º troféu pelo clube e isolar-se no topo dos jogadores mais titulados do emblema da Luz.

Com a conquista da Taça de Portugal, em maio, precisamente frente ao Vitória de Guimarães, Luisão igualou os 19 troféus de Nené, antigo avançado que representou o Benfica entre 1968 e 1986.

Quarto jogador com mais jogos na história dos 'encarnados', com 514 encontros, o central internacional brasileiro, que chegou à Luz em 2003, soma seis títulos de campeão, três vitórias na Taça de Portugal, sete na Taça da Liga e três na Supertaça.

Já Nené venceu 10 vezes o campeonato, conquistou a Taça de Portugal em sete ocasiões e esteve em dois triunfos na Supertaça.

O terceiro lugar do pódio é ocupado por Mário Coluna, que alcançou 18 troféus ao serviço das 'águias', divididos por 10 campeonatos, seis vitórias na Taça de Portugal e duas na Taça dos Campeões Europeus.

Por outro lado, em matéria de campeonatos, Luisão está a uma distância inultrapassável do topo, onde 'moram' o 'rei' Eusébio, quarto futebolista mais titulado da história benfiquista, juntamente com Shéu, ambos com 17.

O 'king' venceu a principal prova nacional por 11 vezes, mais uma do que Mário Coluna, António Simões e Tamagnini Nené, o futebolista que mais vezes vestiu a camisola 'encarnada' em jogos oficiais (575).

Do atual plantel do Benfica, o argentino Salvio tem a possibilidade de igualar os 13 troféus conquistados pela antiga glória José Augusto, que ocupa o 10.º posto no 'ranking' benfiquista.

O extremo, que representa as 'águias' desde 2012/13, depois da passagem por empréstimo do Atlético de Madrid, em 2010/11, soma 12 troféus - quatro títulos de campeão campeonatos, duas Taças de Portugal, quatro Taças da Liga e duas Supertaças.

- Jogadores com mais troféus conquistados pelo Benfica:

1. Nené, 19

. Luisão, 19

3. Coluna, 18

4. Eusébio, 17

. Shéu, 17

6. António Simões, 16

7. Cavém, 15

8. Ângelo, 14

. José Águas, 14

10. José Augusto, 13

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A Europa, da gasolina lusa ao palhaço ucraniano

Estamos assim, perdidos algures entre as urnas eleitorais e o comando da televisão. As urnas estão mortas e o nosso comando não é nenhum. Mas, ao menos, em advogado de Maserati que conduz sindicalistas podíamos não ver matéria de gente rija como cornos. Matéria perigosa, sim. Em Portugal como mais a leste. Segue o relato longínquo para vermos perto.Ontem, defrontaram-se os dois candidatos a presidir a Ucrânia. Não é assunto irrelevante apesar de vivermos no outro extremo da Europa. Afinal, num canto ainda mais a leste daquele país há uma guerra civil meio instigada pelos russos - e hoje sabemos, como não sabíamos ainda há pouco, que as guerras de anteontem podem voltar.

Premium

Marisa Matias

Greta Thunberg

A Antonia estava em Estrasburgo e aproveitou para vir ao Parlamento assistir ao discurso da Greta Thunberg, que para ela é uma heroína. A menina de 7 ou 8 anos emocionou-se quando a Greta se emocionou e não descolou os olhos enquanto ela falava. Quando, no final do discurso, se passou à ronda dos grupos parlamentares, a Antonia perguntou se podia sair. Disse que tinha entendido tudo o que a Greta tinha dito, mas que lhe custava estar ali porque não percebia nada do que diziam as pessoas que estavam agora a falar. Poucos minutos antes de a Antonia ter pedido para sair, eu tinha comentado com a minha colega Jude, com quem a Antonia estava, que me envergonhava a forma como os grupos parlamentares estavam a dirigir-se a Greta.