Sporting B vai deixar a II Liga

Mudança acontece na próxima temporada. Não existirão quaisquer punições para o clube

O Sporting B vai deixar a II Liga na próxima temporada (2018/2019). O objetivo é integrar a equipa no campeonato sub-23 que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) quer criar já na próxima época. A decisão foi confirmada ao DN por fonte leonina.

Pedro Proença, presidente da Liga, já terá sido informado.

"Informo da nossa decisão de não continuar a participar no Campeonato Nacional da II Liga com uma Equipa B. (...) É nossa intenção competir no novo campeonato de sub-23 que será inaugurado na próxima época desportiva", lê-se na carta enviada pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a que a Lusa teve acesso.

A carta do dirigente leonino foi também enviada aos outros clubes das competições profissionais.

Atual 17.º classificado do campeonato, o Sporting B é uma das cinco equipas B que disputam a II Liga, juntamente com as de Benfica, FC Porto, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

No passado dia 27 de fevereiro, LPFP anunciou que vai ponderar se "há espaço" para a continuidade das equipas B na II liga de futebol, numa final de uma assembleia-geral em que foi suspendo o ponto relativo à discussão e votação de alterações aos regulamentos de competições sobre temas que abrangem as equipas B.

"Os clubes e a direção da Liga consideraram que seria pertinente saber como vai ser esse campeonato [de sub-23] e perceber até que ponto continua a haver espaço para as equipas B [na II Liga]. Se não existir, teremos de remodelar o figurino da competição", afirmou Sónia Carneiro, diretora executiva da LPFP.

Sónia Carneiro lembrou que a Federação Portuguesa de Futebol vai fazer um workshop em março sobre os contornos do campeonato de sub-23, e que a partir de então os clubes e a Liga poderão tomar uma decisão..

Refira-se que o contrato das equipas B tem uma validade mínima de três anos, que termina no final da desta época. Caso o Sporting desistisse da equipa B durante o período do contrato, estaria sujeito ao pagamento de multas e perda de pontos. Abandonando a II Liga no final desta época, não sofrerá quaisquer punições.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

"Petróleo, não!" Nesta semana já estivemos perto

1. Uma coisa é termos uma vaga ideia de quão estupidamente dependemos dos combustíveis fósseis. Outra, vivê-la em concreto. Obrigado aos grevistas. A memória perdida sobre o "petróleo" voltou. Ficou a nu que temos de fugir dos senhores feudais do Médio Oriente, das oligopolísticas, campanhas energéticas com preços afinados ao milésimo de euro e, finalmente, deste tipo de sindicatos e associações patronais com um poder absolutamente desproporcionado.