Colômbia segue para os oitavos e Senegal volta para casa

Um golo de Yerry Mina permite aos colombianos ficar em primeiro lugar. Senegaleses eliminados por terem visto mais cartões que o Japão

A Colômbia garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial 2018 ao vencer o Senegal, em Samara, por 1-0.

Um golo de Yerry Mina aos 74 minutos ditou o apuramento da equipa de José Pekerman, que estava obrigada a vencer para garantir o apuramento.

Este resultado, conjugado com a derrota do Japão por 1-0, ditou a eliminação do Senegal, que terminou o grupo com os mesmos pontos e os mesmos golos dos japoneses, tendo sido afastada pelo critério de fair-play, pois os jogadores africanos viram mais dois amarelos que os nipónicos.

Esta é a primeira vez, desde o Mundial 1982 que o Campeonato do Mundo não tem uma seleção africana nos oitavos-de-final.

Eis a classificação final do grupo H:

E o homem do jogo foi:

Jogos e resultados do dia:

Japão - Polónia (0-1)

Senegal - Colômbia (0-1)

Inglaterra - Bélgica (19.00)

Panamá - Tunísia (19.00)

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

Compreender Marques Mendes

Em Portugal, há recorrentemente espaço televisivo para políticos no activo comentarem notícias generalistas, uma especificidade no mundo desenvolvido. Trata-se de uma original mistura entre comentário político e espaço noticioso. Foquemos o caso mais saliente dos dias que correm para tentar perceber a razão dessa peculiaridade nacional. A conclusão é que ela não decorre da ignorância das audiências, da falta de especialistas sobre os temas comentados, ou da inexistência de jornalistas capazes. A principal razão é que este tipo de comentário serve acima de tudo uma forma de fazer política.