Seleção integra grupo principal da nova prova da UEFA

Portugal integra a liga A, divulgou esta quarta-feira o organismo que tutela o futebol europeu, um dia depois de ficar concluída a qualificação europeia para o Mundial 2018, que confirmou o alinhamento

Para além da seleção portuguesa, que ao derrotar na terça-feira a Suíça por 2-0, no Estádio da Luz, garantiu o apuramento direto para a fase final que decorrerá na Rússia, figuram ainda neste grupo a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polónia, Islândia, Croácia e Holanda.

A UEFA informou que as seleções serão divididas em quatro grupos de três equipas, com os vencedores de cada um desses grupos a seguirem depois para a fase final da Liga das Nações, composta por meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final, a disputar em junho de 2019.

O organizador da fase final será conhecido em dezembro de 2018, sendo um dos quatro países finalistas.

Em sentido oposto, os quartos classificados dos grupos serão despromovidos à Liga B para a edição de 2020. As quatro seleções mais bem classificadas não apuradas para o Euro 2020 disputarão em março desse ano um play-off para lutar por uma vaga na fase final.

A Liga B é composta pela Áustria, País de Gales, Rússia, Eslováquia, Suécia, Ucrânia, República da Irlanda, Bósnia e Herzegovina, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Checa, Turquia, enquanto na Liga C figuram a Hungria, Roménia, Escócia, Eslovénia, Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estónia e Lituânia.

Azerbaijão, Macedónia, Bielorrússia, Geórgia, Arménia, Letónia, Ilhas Faroé, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldávia, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, São Marino e Gibraltar compõem a Liga D.

Segundo a UEFA, para determinar os alinhamentos, as 55 seleções foram divididas de acordo com a respetiva posição no 'ranking' após a conclusão da qualificação europeia para o Mundial, não sendo para tal considerado os resultados do play-off, que ainda vai decorrer.

O sorteio da fase de grupos da Liga das Nações será em 24 de janeiro de 2018, em Lausana, na Suíça, decorrendo as jornadas entre 06 e 08 de setembro e 18 e 20 de novembro desse ano.

No início de dezembro serão sorteadas as meias-finais, decorrendo a fase final de 05 a 09 de junho de 2019.

As seleções em grupos de três jogarão em quatro das seis jornadas e caso a decisão do Comité Executivo da UEFA se mantenha por ocasião do sorteio, a Rússia e Ucrânia não poderão ser sorteadas para o mesmo grupo, o mesmo sucedendo com a Arménia e o Azerbaijão.

O sorteio do play-off de apuramento para o Europeu de 2020 está marcado para 22 de novembro de 2019 e os jogos decorrerão em 26 e 31 de março de 2020.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Falta (transparência) de financiamento na ciência

No início de 2018 foi apresentado em Portugal um relatório da OCDE sobre Ensino Superior e a Ciência. No diagnóstico feito à situação portuguesa conclui-se que é imperativa a necessidade de reformar e reorganizar a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de aumentar a sua capacidade de gestão estratégica e de afastar o risco de captura de financiamento por áreas ou grupos. Quase um ano depois, relativamente a estas medidas que se impunham, o governo nada fez.

Premium

Opinião

Angola, o renascimento de uma nação

A guerra do Kosovo foi das raras seguras para os jornalistas. Os do poder, os kosovares sérvios, não queriam acirrar ainda mais a má vontade insana que a outra Europa e a América tinham contra eles, e os rebeldes, os kosovares muçulmanos, viam nas notícias internacionais o seu abono de família. Um dia, 1998, 1999, não sei ao certo, eu e o fotógrafo Luís Vasconcelos íamos de carro por um vale ladeado, à direita, por colinas - de Mitrovica para Pec, perto da fronteira com o Montenegro. E foi então que vi a esteira de sucessivos fumos, adiantados a nós, numa estrada paralela que parecia haver nas colinas.