Indiano Gukesh Dommaraju é o mais jovem campeão mundial de xadrez
O grande mestre indiano Gukesh Dommaraju, de 18 anos, tornou-se hoje o mais jovem campeão mundial de xadrez, ao vencer hoje na 14.ª e última longa partida o chinês Ding Liren, que era o campeão em título.
Os dois xadrezistas chegaram empatados ao 14.º jogo e quando tudo parecia encaminhado para um empate, o indiano aproveitou um erro do adversário no 55.º lance, para obter uma vantagem decisiva e forçar o abandono de Liren.
Dommaraju torna-se o mais jovem campeão de sempre, superando o russo Garry Kasparov (22 anos), e o segundo indiano a garantir este título, após a conquista de Viswanathan Anand, em 2000.
Aos 18 anos, Dommaraju é também o mais jovem xadrezista da história a jogar o Campeonato do Mundo.
Filho de um cirurgião otorrinolaringologista e de uma microbiologista, nasceu em Chennai e aprendeu a jogar xadrez aos sete anos, em 2013, tendo imediatamente começado a obter bons desempenhos.
Em 2015 venceu o campeonato asiático de xadrez escolar no escalão de sub-9 e em 2018 conquistou o campeonato mundial juvenil na categoria sub-12, os seus primeiros grandes êxitos internacionais.
Em janeiro de 2019, quando tinha apenas 12 anos, sete meses e 17 dias, tornou-se no segundo mais jovem grande mestre da história, sendo apenas superado pelo russo Sergey Karjakin em 17 dias. Entretanto, o recorde foi batido pelo norte-americano Abhimanyu Mishra.
Em 2022 ganhou o ouro individual nas 44.ª Olimpíadas do Xadrez e contribuiu para o terceiro lugar coletivo da Índia.
Já este ano, obteve a maior pontuação de sempre de um jogador na história das Olimpíadas de Xadrez (3056) e entrou pela primeira vez no top 5 mundial da Federação Internacional de Xadrez.