Filipa Martins apurou-se para a final de all-around na ginástica artística
Filipa Martins apurou-se para a final de all-around na ginástica artísticaJosé Sena Goulão / Lusa

Histórico. Filipa Martins consegue inédita final em ginástica artística

A ginasta portuguesa conseguiu a qualificação para a final do concurso completo ('all-around') dos Jogos Paris2024, na sua terceira presença olímpica.
Publicado a
Atualizado a

A portuguesa Filipa Martins conseguiu este domingo uma inédita qualificação para a final do concurso completo ('all-around') de ginástica artística dos Jogos Paris2024, na sua terceira presença olímpica.

Depois de ter sido 37.ª no Rio2016 -- a melhor classificação de sempre de uma portuguesa -- e 43.ª em Tóquio2020, a ginasta natural do Porto, de 28 anos, assegurou uma das 24 vagas na final olímpica, marcada para quinta-feira, às 18:15 locais (17:15 em Lisboa).

Filipa Martins conquistou 53.166 pontos, com 14.133 nos saltos, graças ao Yurchenko com dupla pirueta, 13.800 nas paralelas assimétricas, a sua especialidade, 12.633 no solo e 12.600 na trave.

A ginasta do Acro Clube da Maia já era também a primeira e única portuguesa a chegar a finais por aparelhos de Mundiais, nas paralelas assimétricas (oitava), em Kitakyushu, em 2021, quando também disputou pela primeira vez a final do 'all-around' (sétima), um feito que repetiu, em 2023, em Antuérpia (21.ª).

Filipa Martins concluiu a sua prova de qualificação muito emocionada e a alimentar o sonho de estar na final em Paris2024, depois de arriscar um bem-sucedido Yurchenko com dupla pirueta no cavalo.

"Neste momento, estou um bocadinho emocionada ainda. Acho que hoje, aqui, fizemos algo que nunca imaginámos fazer na vida, na ginástica portuguesa. Acho que nos superámos a todos os níveis e estou superorgulhosa do nosso trabalho", salientou, com a voz embargada, numa altura em que faltava ainda competirem outras ginastas para perceber se teria ou não lugar entre as 24 melhores, o que acabou por confirmar-se, em mais uma proeza histórica para a ginasta portuense.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt