Henrique Rocha junta-se a Nuno Borges como o segundo português na terceira ronda do Roland Garros
O tenista Henrique Rocha, a fazer a estreia em quadros principais de torneios do Grand Slam, tornou-se esta quinta-feira o segundo português a chegar à terceira ronda no torneio masculino de Roland Garros, depois de vencer o checo Jakub Mensik.
Vindo da qualificação, na qual já tinha disputado três encontros, Henrique Rocha, 200.º do ranking mundial, venceu o checo, 19.º ATP, por 2-6, 1-6, 6-4, 6-3 e 6-3, em três horas e seis minutos, imitando Nuno Borges, 41.º, que na quarta-feira tinha afastado o norueguês Casper Ruud, oitavo da hierarquia.
Na terceira ronda, o portuense Henrique Rocha vai encontrar o cazaque Alexander Bublik, 62.º do mundo, que também esta quinta-feira afastou o australiano Alex De Minaur, nono, por 6-2, 6-2, 4-6, 3-6 e 6-2.
Nuno Borges, que na quarta-feira se tinha o primeiro homem a chegar à terceira ronda em singulares masculinos de Roland Garros, joga esta quinta-feira a primeira eliminatória de pares, ao lado do francês Arthur Rinderknech.
Para esta sexta-feira, está marcado o confronto de Borges, número 1 do ranking nacional, frente a Alexei Popyrin, atual número 25 mundial, que vão discutir um lugar nos oitavos de final do torneio francês.
Refira-se que a melhor prestação Nuno Borges em torneios do Grand Slam foi precisamente a presença nos oitavos de final no Open da Austrália e no Open dos Estados Unidos em 2024, sendo que, em Paris, apenas tinha chegado à segunda ronda em 2023.