Gyökeres respondeu ao golo de Harder com mais dois
O Sporting venceu hoje o AVS por 3--0 em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, em Lisboa, e mantém a liderança isolada com três pontos de vantagem sobre o FC Porto. Os leões somaram a sexta vitória em seis jogos e igualaram o melhor arranque do clube neste século na I Liga, obtido na temporada de 2017-18, então sob o comando de Jorge Jesus.
Conrad Harder, aos 15 minutos, e Gyökeres, aos 45+4, e 71, fizeram os golos do triunfo do Sporting sobre o AVS.
Além de promover a estreia de Conrad Harder como titular, no lugar do lesionado Pedro Gonçalves, Rúben Amorim apresentou mais três novidades diante do AVS, em relação ao onze que defrontou o Lille, para a Liga dos Campeões (triunfo por 2-0).
Numa clara gestão do plantel, o treinador dos leões lançou Matheus Reis no lugar do lesionado Gonçalo Inácio. Daniel Bragança surgiu no meio-campo em vez de Morita e Nuno Santos foi o escolhido para a ala esquerda, em detrimento de Geny Catamo.
No AVS, o treinador Vítor Campelos operou apenas uma mudança em relação à equipa que jogou frente ao Rio Ave (vitória por 1-0) na última jornada. Tunde foi o ponta-de-lança no lugar do jovem Rodrigo Ribeiro, impedido de alinhar por estar emprestado pelos 'leões' à formação da Vila Aves.
Antes do início da partida cumpriu-se um minuto de silêncio pelas vítimas dos incêndios registados na última semana em Portugal. Apesar das mexidas, o Sporting entrou forte e dinâmico a nível ofensivo, servindo-se da habitual velocidade vertiginosa de Gyökeres.
O artilheiro sueco teve uma primeira arrancada pelo flanco esquerdo aos oito minutos, cruzando para Trincão, mas o remate do extremo acabou bloqueado pelo corpo de um defesa do AVS.
O experiente guarda-redes mexicano do AVS Ochoa foi depois chamado a intervir, por duas vezes, travando os remates de Gyökeres e Trincão, mas o Sporting viria a chegar ao 1-0, ao quarto de hora, por Conrad Harder, num golo construído pelo trio nórdico dos leões.
O jovem avançado dinamarquês marcou na estreia e imitou Cristiano Ronaldo nos festejos, após um remate forte e rasteiro no lado esquerdo da área, sem hipóteses para Ochoa, após rápida triangulação entre Gyökeres e Hjulmand, que terminou com assistência do capitão para Harder.
Aos 32, Fernando Fonseca cortou a bola na área visitante, mas, após consulta do videoárbitro, Ricardo Baixinho considerou o lance legal.
No último minuto de compensação da primeira parte, Harder lançou Gyökeres em velocidade e o avançado sueco ampliou para 2-0, ao desviar a bola do alcance de Ochoa, fazendo o nono golo na presente edição da I Liga.
A perder por 2-0, o técnico do AVS, Vítor Campelos, tentou mexer com a equipa e ao intervalo fez entrar Vasco e Rafa Rodrigues para os lugares de Tunde e Kamate.
Porém, o Sporting manteve o domínio da partida e nem mesmo depois das alterações efetuadas - entradas de Maxi Araújo, Morita e Geny Catamo, par aos lugares de Harder, Daniel Bragança e Quenda - os leões abrandaram.
Assim que entrou, Maxi Araújo esteve perto do golo, num golpe de cabeça que saiu por cima da barra, na sequência de um cruzamento de Gyökeres e, mais tarde, o extremo uruguaio ainda enviou uma bola ao poste.
Os campeões nacionais haveriam de chegar ao 3-0, de novo por Gyökeres, aos 71 minutos, a passe de Trincão, na sequência de um remate de fora da área do sueco, apontando assim o 10.º golo no campeonato.