Geovany Quenda é o jogador da I Liga que mais valorizou nos últimos três meses
Geovany Quenda é o jogador da I Liga que mais valorizou para o site transfermarkt.com, especialista em mercado de futebolistas. A cotação do extremo do Sporting subiu 15 milhões de euros, estando agora avaliado em 45 milhões de euros, o que faz do jovem de 17 anos entrar no lote dos terceiros mais valiosos do campeonato português, a par dos companheiros de equipa Morten Hjulmand e Gonçalo Inácio, numa lista que ainda é liderada por Viktor Gyökeres (75 milhões) o portista Samu Aghehowa (50).
Esta atualização intermédia – a anterior tinha sido a 26 de dezembro – dos valores da I Liga foi só aplicada a alguns jogadores, sendo que o espanhol Álvaro Carreras, do Benfica, e o português Rodrigo Mora, do FC Porto, viram a cotação subir em mais 10 milhões de euros. O jogador encarnado de 22 anos tem agora um preço de mercado de 28 milhões, enquanto o jovem portista de apenas 17 anos tem nesta altura uma cotação de mercado de 20 milhões de euros.
Dos restantes jogadores que viram a cotação subir, destaque para o médio Manu Silva, que em dezembro se transferiu do V. Guimarães para o Benfica, que passou dos 3 para os 10 milhões de euros, enquanto o jovem avançado dinamarquês Conrad Harder, do Sporting, viu a sua cotação subir de 18 para 24 milhões.
Há mais três futebolistas valorizados em mais cinco milhões de euros em apenas três meses: são os casos do benfiquista Vangelis Pavlidis (cotado agora em 29 milhões de euros), o bracarense Roger Fernandes (20) e o também benfiquista Andreas Schjelderup (15).
António Silva a desvalorizar
No polo oposto, o defesa-central António Silva, do Benfica, foi quem mais desvalorizou desde a anterior atualização em dezembro, caindo seis milhões de euros, estando por isso agora avaliado em 32 milhões.
O lateral direito João Mário, do FC Porto, sofreu uma quebra de três milhões de euros, provavelmente reflexo das lesões que tem tido, sendo que agora está avaliado em 10 milhões, quando há um ano estava cotado em 16 milhões.
Quanto aos restantes jogadores portuguesas que alinham nas principais ligas, destaque para João Félix (AC Milan) que passou dos 30 para os 25 milhões de euros, enquanto Gonçalo Ramos (PSG) caiu dos 50 para os 45 milhões. Em sentido contrário estão João Neves e Vitinha, também do PSG, com o primeiro a subir dos 60 para os 65 milhões de euros, enquanto o segundo passou dos 55 para os 60.