Gattuso revela que luta há 15 anos contra doença autoimune
O antigo médio internacional italiano Gennaro Gattuso revelou em entrevista ao canal VivoAzzurro, meio de comunicação ligado à Federação Italiana de Futebol, que sofre de miastenia grave há 15 anos.
“Milhares de pessoas escrevem-me a pedir conselhos, perguntando-me como é que conseguem ter tanta energia com esta doença. Estou a lutar contra ela com a ajuda da cortisona. Durante quatro ou cinco anos, deixei de comer e beber coisas de que gostava, como um copo de vinho. Quando se tem diplopia, quando se vê a dobrar, não é fácil, mas sempre acreditei que era mais forte do que a doença”, afirmou o atual treinador dos croatas do Hajduk Split.
A miastenia grave é, segundo a CUF, “uma doença autoimune relativamente rara e de causa desconhecida, que atinge a junção neuromuscular através da produção de anticorpos contra os recetores da acetilcolina (neurotransmissor)”. “Como consequência, o estímulo nervoso deixa de ser corretamente transmitido aos músculos e estes passam a funcionar de forma menos adequada. Existem cerca de 150 casos de miastenia grave por milhão de habitantes. A doença atinge sobretudo mulheres na segunda e terceira décadas e homens na sexta e sétima décadas de vida”, pode ler-se no portal do grupo de saúde.
Os sintomas desta doença incluem alteração da expressão facial, dificuldade em mastigar e engolir, dificuldade em suster, fletir e estender a cabeça, diminuição da força muscular nos membros e atingimento dos músculos respiratórios, levando a dificuldade na respiração que, no seu estado mais grave, pode levar à necessidade de ventilação mecânica.
O tratamento é feito com “fármacos inibidores da acetilcolinesterase, imunossupressores (incluindo corticoides) e imunoglobulina endovenosa”.
Gattuso foi um médio reconhecido pela sua combatividade que conquistou, entre outros troféus, o Mundial 2006 pela seleção italiana e a Liga dos Campeões pelo AC Milan em 2002-03 e 2006-07.