Ivan Del Val
Ivan Del Val

Galeno agradece a quem o “apoiou sempre" e a quem lhe "deixou uma palavra de ódio”

Internacional brasileiro, anunciado esta sexta-feira como reforço do Al-Ahli, garante que tentou sempre acertar no FC Porto, mesmo quando falhou “algumas vezes”, e agradeceu as palavras de apoio e de… “ódio”.
Publicado a
Atualizado a

Wanderson Galeno despediu-se este sábado do FC Porto através de uma extensa publicação no Instagram, na qual garante que tentou sempre acertar, mesmo quando falhou “algumas vezes”, e agradeceu as palavras de apoio e de… “ódio”.

“Olá Nação Portista, chegou o momento de me despedir deste Grande clube, Futebol Clube Do Porto. Vou ser grato pelo resto da minha vida por ter vestido esta camisola, estarei a vibrar de longe com vocês, serei um torcedor fanático igual a vocês, aos meus companheiros, obrigado por cada momento vivido nestes anos, vou estar com vocês até o fim, está a cair lágrimas, mas está tudo bem, importante é que estou feliz, eu sei que vocês estão felizes por mim também”, começou por escrever o ala internacional brasileiro de 27 anos, esta sexta-feira oficializado como reforço dos sauditas do Al-Ahli, que pagou 50 milhões de euros pelo seu passe.

“Eu sei que falhei algumas vezes com vocês dragões, mas pode ter certeza que foi sempre tentando acertar, nunca faltou vontade da minha parte, sempre dei a vida por este clube, muitas vezes jogava com dores, mas vocês não estão preparados para esta conversa, sempre dei meu sangue dentro de campo para ver vocês felizes, eu vou carregar sempre o nome do futebol clube do Porto por onde eu andar, um grande abraço a todos e muito obrigado pelo carinho.. Chegou o momento onde alguns queriam, obrigado a quem me apoiou sempre e a quem me deixou uma palavra de ódio, vocês também fazem parte do meu crescimento cada dia.. os títulos falam por mim!!! Acredito que não seja fácil ser campeão 4 vezes seguidas da Taça de Portugal não é?! Serei Dragão para Sempre”, prosseguiu.

Ao proporcionar o maior encaixe financeiro do FC Porto na presidência de André Villas-Boas, o extremo igualou o defesa-central e compatriota Éder Militão no segundo lugar das vendas mais altas do clube, ambos atrás do médio internacional português Otávio, que custou 60 milhões de euros em 2023 ao vice-campeão saudita Al Nassr, de Cristiano Ronaldo.

Quase cinco meses depois de ter falhado a saída para a Arábia Saudita nas derradeiras horas do mercado de verão, também por 50 milhões de euros fixos, devido a divergências entre o Al-Ittihad e o Fundo de Investimento Público (PIF) daquele país, que controla o clube de Jeddah desde 2023, Galeno vinculou-se ao Al-Ahli, quinto colocado do campeonato local.

O extremo-esquerdo, de 27 anos, assinou um contrato válido por três épocas e meia, até junho de 2028, deixando para trás um percurso de duas fases no FC Porto (2016-2019 e 2022-2025), durante o qual fez 45 golos e 21 assistências em 153 partidas, tendo conquistado dois campeonatos, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças Cândido de Oliveira.

Ivan Del Val
Oficial: FC Porto vende Galeno ao Al-Ahli por 50 milhões de euros

Galeno somou os últimos minutos pelos dragões na quinta-feira, ao ser suplente utilizado na vitória sobre o campeão israelita Maccabi Telavive (1-0), em Belgrado, em encontro da oitava e última jornada da Liga Europa, que garantiu a qualificação azul e branca para o play-off de acesso aos oitavos de final da prova e marcou a estreia do treinador argentino Martín Anselmi.

Entre as duas passagens pelo FC Porto, ao qual tinha chegado oriundo dos brasileiros do Grêmio Anápolis em 2016/17 para integrar a equipa B, da II Liga, o extremo alinhou por empréstimo no Portimonense (2018) e no Rio Ave (2018/19) e jogou a título definitivo no Sporting de Braga (2019-2022), conquistando uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal.

Internacional pela seleção principal do Brasil desde março de 2024, apesar de ser elegível para representar Portugal, Galeno tinha contrato com o FC Porto até 2028 e é a segunda unidade mais influente dos 'azuis e brancos' esta temporada, fruto de 12 golos e três assistências em 31 partidas - várias das quais efetuadas nas funções de lateral-esquerdo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt