Francisca Martins ganha bronze nos 400 metros livres mas não esconde desilusão
A medalha de bronze conquistada este domingo nos 400 metros livres não deixou um grande sorriso em Francisca Martins, desiludida por ter falhado o objetivo de conseguir os mínimos olímpicos para Paris2024 nos Europeus aquáticos, em Belgrado.
Após as eliminatórias da manhã, a nadadora do Foca-Felgueiras tinha assumido a vontade de atingir a marca de qualificação, mas acabou por fazer 4.10,94 minutos, ainda distantes do seu recorde nacional, fixado nos 4.08,77 minutos, e dos 4.07,90 do mínimo olímpico.
"Falhei, é lidar. Daqui a quatro anos estamos lá outra vez a tentar. Foi o que deu", assumiu, à agência Lusa, uma desiludida Francisca Martins, a poucos dias de completar 21 anos.
Sem conseguir ainda encontrar grandes explicações para o tempo abaixo do que estava à espera, a portuguesa admite que "os terceiros 100 metros foram um pouco lentos para o que devia ser".
Francisca Martins sai de Belgrado com três finais, em três possíveis, um bronze nos 400 metros livres, um quarto lugar nos 800 livres, a apenas quatro centésimos do pódio, e um sétimo nos 200.
"As provas sem ser os 400, principalmente os 800, foram melhores do que eu estava à espera, em termos de classificação. Nos 400, falhei o meu objetivo e vou trabalhar para em 2028 não falhar", assegurou.
Francisca Martins conquistou a segunda medalha de sempre para Portugal em provas de natação pura em Europeus, depois de Camila Rebelo se ter sagrado campeã europeia dos 200 metros costas, já em Belgrado.