Rui Borges elogia a "ambição incrível" dos jogadores deixa uma promessa: "Vamos ganhar muitas vezes"

Os encarnados estiveram a ganhar até perto do fim, mas Gyökeres levou o jogo para prolongamento, onde Harder e Trincão deram a volta ao marcador, chegando a 3-1.
Rui Borges elogia a "ambição incrível" dos jogadores deixa uma promessa: "Vamos ganhar muitas vezes"
JOSE SENA GOULAO/LUSA

Benfica-Sporting na final não se via desde 1996

Benfica e Sporting entram em campo no Estádio Nacional para lutar pela conquista da Taça de Portugal. A festa na mata do Jamor já vai longa, mas a partir das 17h15 começam as emoções de mais um dérbi.

Os encarnados tentam amenizar a desilusão da perda do campeonato com a conquista da 27.ª Taça de Portugal, enquanto os leões tentam conseguir a sétima dobradinha da sua história e a sua 18.ª troféu nesta prova.

Desde 1996, que os dois gigantes de Lisboa não se encontram no Jamor. Na altura, o Benfica venceu por 3-1 numa final que ficou marcada pelo triste episódio do very-light que matou um adepto do Sporting.

Esta é a nona final entre os dois clubes, com o saldo a ser favorável às águias com seis vitórias, contra duas dos leões.

O que disseram os treinadores e capitães?

Rui Borges elogia a "ambição incrível" dos jogadores deixa uma promessa: "Vamos ganhar muitas vezes"
Jogadores do Sporting “ligados” para a final de uma Taça de Portugal que não salva a época do Benfica

Luís Godinho é o árbitro da final

O árbitro Luís Godinho vai dirigir a final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting, no domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O ‘juiz’, de 39 anos, da associação de Évora, vai arbitrar pela primeira vez uma decisão da prova ‘rainha’, na qual vai ter como assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota, enquanto Sandra Bastos desempenhará as funções de quarto árbitro e Tiago Martins será o videoárbitro (VAR).

Equipas já estão no Jamor

Os autocarros do Benfica e do Sporting já estão no Estádio Nacional e os jogadores vão agora preparar-se para o aquecimento naquele que será o primeiro contacto direto com os adeptos.

Rui Borges elogia a "ambição incrível" dos jogadores deixa uma promessa: "Vamos ganhar muitas vezes"
Sporting procura a 7.ª dobradinha frente ao Benfica, rei do Jamor.

Bruno Lage: "Que seja uma tarde feliz!"

Bruno Lage, treinador do Benfica, falou à RTP já no relvado do Jamor. "É a concretização de um sonho! Queremos oferecer uma boa tarde desportiva e que no fim sejamos os justos vencedores para entregarmos o troféu a todos os que nos têm apoiado imenso. Que seja uma tarde feliz!"

Leandro Barreiro: "É um ambiente lindo"

O internacional luxemburguês Leandro Barreiro considerou, também à RTP, que o ambiente da Taça "é lindo". "Viemos para conquistar a Taça! É uma final, é lindo, um ambiente lindo, e vamos dar o máximo para podermos conquistar este troféu. Vai ser um jogo disputado, importante para nós e queremos ganhar", acrescentou.

Rui Borges anuncia o onze do Sporting

Em declarações à RTP, Rui Borges, treinador do Sporting, confirmou o onze que irá iniciar a partida, confirmando-se a ausência de Diomande, devido a lesão.

Eis então o onze leonino:

Rui Silva; Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Debast, Hjulmand, Maxi Araújo; Francisco Trincão, Gyökeres, Pedro Gonçalves

JOSE SENA GOULAO/LUSA

Também já é conhecido o onze do Benfica

O Benfica acaba de anuncia o onze no seu site oficial, com a surpresa de Bruma e Samuel Dahl titulares, Di María e Aursnes fora da equipa inicial, ficam no banco de suplentes.

Samuel Soares; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino, Kökçü, Samuel Dahl; Aktürkoglu, Pavlidis, Bruma

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Conheça os suplentes das duas equipas

Benfica: Trubin, Bajrami, Aursnes, Renato Sanches, Leandro Barreiro, Arthur Cabral, Di María, Belotti, Schjelderup

Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, Fresneda, David Moreira, Eduardo Felicíssimo, Morita, Geovany Quenda, Biel, Conrad Harder

Rui Borges: "Jogar a Taça é um sonho indescritível, tem muito simbolismo"

Rui Borges, treinador do Sporting, falou à RTP antes da partida: "Este palco mexe comigo e com a equipa. Tudo o que a Taça tem de simbólico, vim de escalões inferiores, já referi isso, e jogar a Taça é a única oportunidade de jogarmos com os maiores. É um sonho indescritível, tem muito simbolismo."

"Mentalmente os últimos dias foram muito desgastantes e precsiavamos de descanso. Somos ser humanos, temos direito a festejar dentro dos limites, mas a partir do momento em que a equipa regressou ao trabalho que estamos todos focados em vencer e conquistar mais este troféu", finalizou.

Entram as equipas em campo

As equipas de Benfica e Sporting entram, lado a lado, no relvado do Estádio Nacional, com a equipa de arbitragem liderada por Luís Godinho à frente.

O troféu já está junto ao relvado, no local onde as equipas vão perfilar para ouvir o hino nacional.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Começa o jogo no relvado do Jamor

Kökçü fez o primeiro remate enquadrado da final

O primeiro remate da final surgiu aos cinco minutos, quando o médio benfiquista Kökçü rematou de fora da área para Rui Silva agarrar.

Luís Godinho assinala penálti para o Benfica

Remate forte de Bruma contra Gonçalo Inácio, com a bola a embater no braço. Está no VAR.

Decisão revertida por fora de jogo. Não há penálti

O VAR descobriu um fora de jogo de Kökçü no início do ataque. Não há penálti.

Pavlidis remata e Rui Silva defende para o poste

20 minutos, Pavlidis remate com Rui Silva a desviar para o poste. Grande oportunidade para o Benfca

Gonçalo Inácio rouba golo a Bruma

28 minutos. Bruma aparece solto na direita, após passe de Aktürkoglu, remata, mas Gonçalo Inácio devia a bola, que vai por cima da barra.

Samuel Soares segura remate de Gyökeres

45+1 minutos, Gyökeres tem a primeira oportunidade para rematar, mas Samuel Soares segura a bola.

Intervalo. Benfica, 0 - Sporting, 0

Os encarnados estiveram mais perigosos durante a primeira parte, viram mesmo uma bola embater no poste, com o Sporting a revelar dificuldades nas transições ofensivas.

Começa a segunda parte

Golo do Benfica! Kökçü faz o 1-0

47' Grande golo do Benfica! Kökçü com um remate de fora da área a bater Rui Silva. A bola entrou junto ao poste. Os encarnados colocam-se a vencer na final da Taça

Mais um golo do Benfica!

50 minutos, Bruma aumenta para 2-0 a vantagem do Benfica. O extremo surge isolado após passe de Pavlidis e bateu Rui Silva. Mas o lance está no VAR.

Golo anulado a Bruma. Continua 1-0

Golo anulado, porque no início da jogada, Álvaro Carreras fez falta sobre Francisco Trincão.

Penálti para o Sporting

90'+10, Renato Sanches derruba Gyökeres que se escapava para a área

Golo do Sporting! Gyökeres marca de penálti

90'+10, Gyökeres bate Samuel Soares e faz o empate

Final do tempo regulamentar. Segue-se o prolongamento

Começa o prolongamento

Golo do Sporting! Harder desempata a final

99', Golo de Conrad Harder, de cabeça, a dar a volta à final, na sequência de um cruzamento de Francisco Trincão.

Golo do Sporting! Trincão acaba com as dúvidas

120'+1, Francisco Trincão consuma o triunfo do Sporting ao fazer o terceiro golo da equipa de Rui Borges, após passar por António Silva.

Termina a partida! O Sporting conquista a Taça de Portugal

O Sporting conquista a 18.ª Taça de Portugal da sua história e, 23 anos depois, termina a temporada com a dobradinha.

Kökçü até colocou o Benfica em vantagem, mas um penálti de Renato Sanches sobre Gyökeres nos instantes finais permitiu ao sueco empatar e levar o jogo para prolongamento, onde Conrad Harder e Francisco Trincão consumaram a reviravolta no marcador.

Di María em lágrimas, no seu último jogo pelo Benfica em Portugal

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Harder na festa depois de ter sido herói do Sporting

JOSE SENA GOULAO/LUSA

Rui Borges: "Estes jogadores têm uma ambição incrível e nunca desistem"

Ainda no relvado, Rui Borges destacou os seus jogadores por nunca desistirem:

"Foram 90 minutos difíceis. Entrámos muito bem, depois naquele lance de VAR perdemos o controlo emocional e o Benfica cresceu. O Benfica marca cedo na segunda parte e obriga-nos a ir atrás. Se calhar preocuparam-se em defender mais o resultado do que em ir atrás do segundo golo. Depois chegámos ao empate por mérito, pela alma desta equipa, têm uma ambição incrível e nunca desistem. No prolongamento fomos melhores e fazemos mais dois golos."

"Esta equipa será sempre isto. Têm muita inspiração e atitude competitiva, não se cansam, querem ganhar. E isso faz muita diferença. Por isso é que somos bicampeões e ganhámos a Taça, temos uma atitude competitiva acima da média", acrescentou.

Hjulmand: "Estávamos quase a perder, mas no último minuto conseguimos"

Morten Hjulmand, capitão do Sporting, em declarações à SportTV ainda no relvado destacou a forma como a equipa acreditou:

"Estou muito contente com o nosso grupo outra vez. Estávamos quase a perder, mas no último minuto conseguimos. É uma grande equipa que faz isto. Não estava satisfeito com a primeira parte, mas fizemos melhor na segunda parte. E também nos últimos trinta minutos. É esta união que vejo todos os dias no balneário, no campo. É sempre um orgulho estar na nossa academia, com a nossa equipa e gosto muito."

Gyökeres: "Foi uma viagem incrível esta temporada"

"Isto é incrível, incrível. Um jogo muito difícil para nós, mas jogámos melhor na segunda parte, tivemos um pouco mais de remates e eu marquei aí. Tínhamos de acreditar que podíamos marcar e fizemo-lo no último minuto. Conseguimos ter o momento do jogo e aproveitámos. No prolongamento criámos melhores oportunidades e concretizámos."

Sobre os adeptos: "Foi uma viagem incrível esta temporada. Aconteceram coisas malucas durante a temporada, mas eles estiveram sempre lá por nós. Precisámos dos adeptos e foi o que aconteceu e porque estamos aqui agora. Apoiaram-nos sempre em campo e fora do estádio. Tínhamos de acreditar e fomos uma grande equipa quando o fizemos."

O futuro: "Vamos ver. É difícil para mim dizer, porque é futebol e nunca sabemos o que vai acontecer no verão. É impossível para mim dizer algo mais do que isso. Arsenal? Não sei nada. Só estava focado nisto e só tentei focar-me nos últimos jogos, porque eram muito importantes. O resto não era importante. Se alguém era verdade, vamos ver no verão."

Bruno Lage sobre o futuro: "Vou falar com o presidente"

Bruno Lage foi questionado sobre o seu futuro no Benfica e não desfez as dúvidas sobre a sua continuidade.

"Vou repetir o que tenho dito. Nunca poderei retribuir o que o Benfica já me deu, é a primeira vez em 49 anos que venho a uma final da Taça. Jamais serei o problema. Vim para ser solução, ajudar. O próximo passo é conversar com o presidente e perceber o que é benéfico para o Benfica."

Sobre o jogo, o treinador do Benfica não conteve as críticas à arbitragem:

"A seguir, uma vez mais, dizer que tenho orgulho nos meus jogadores, cumpriram à risca o que tínhamos planeado. Um orgulho enorme nesta equipa. Depois, dizer que são 45+45, e depois mais 9 minutos e 30 segundos em que fomos claramente a melhor equipa. Permitimos uma transição que originou o lance do empate. Criámos várias oportunidades de golo. E depois, não queria, porque há dois dias vi a conferência do senhor árbitro, e ele fez questão de dizer que o mais importante era olhar para o nosso trabalho, mas hoje tenho de lhe dizer que errou. Se quer manter o critério de dar o amarelo ao Samuel, tem de manter o critério ao longo do jogo. Há um segundo amarelo que não foi mostrado ao capitão do Sporting, há uma situação caricata junto à bandeirola aos 90'+5 sobre o Belotti em que o VAR devia chamar o árbitro e tomar uma decisão. Na minha opinião, o lance do nosso segundo golo é duvidoso. Vejo que o Carreras toca na bola. Infelizmente não conseguimos. Assumir a parte da responsabilidade. Nestes jogos com o Sporting, os postes também não quiseram nada connosco. O que não me canso de dizer é que tenho um orgulho enorme nos meus jogadores."

Rui Costa ataca a arbitragem: "Belotti é agredido por dois jogadores do Sporting"

Rui Costa, presidente do Benfica, deixou o Jamor bastante irritado com a derrota e, sobretudo, com a arbitragem, queixando-se de uma agressão a Belotti, minutos antes do golo do empate do Sporting.

"Acabámos por sofrer um golo no último lance do tempo suplementar que durou 10 minutos. Não tenho por hábito de passar as minhas responsabilidades para os outros. Não tenho sido um presidente quezilento e muitas vezes sou penalizado internamente por não falar de arbitragens. Assumindo a responsabilidade por não termos conquistado esta Taça de Portugal, o que é uma pena porque a equipa fez por isso, mas peço-vos para analisarem encarecidamente o lance aos 90'+5, onde o Belotti é agredido por dois jogadores do Sporting. Há um pisão deliberado na cabeça do Belotti. E ainda há falta contra o Benfica", acusou.

E sem se deter, prosseguiu: "Há coisas que ultrapassam todos os limites. Faz-me muita confusão como é que um VAR que anula o segundo golo do Benfica, não consegue ver uma agressão. O Otamendi leva uma cotovelada na cara de um jogador do Sporting que já tinha amarelo. O Benfica perdeu, um assumo a responsabilidade mas há que olhar para o futebol português."

"Tentei e procurei ser um presidente à imagem do Benfica. Estamos a falar de duas agressões claras e evidentes, que não foram vistas pelo bandeirinha e pelo VAR. Há alturas que transborda tudo. Peço desculpa aos benfiquistas que não gostam de falar muito de arbitragens, que gostam de falar para dentro. Mas o que se passou aqui hoje é de uma análise profunda do futebol português", sublinhou.

Conrad Harder: "Espero ser titular na próxima época"

O avançado dinamarquês Conrad Harder, foi um dos heróis do Sporting no Jamor, e já elevou a fasquia para a próxima temporada:

"Toda a equipa foi importante hoje. Estou feliz por ter ajudado. Por vezes temos de estar na sombra e lidei bem com isso. Estou muito contente. Espero ser titular na próxima temporada.."

Rui Borges: "Merecemos isto enquanto equipa técnica"

Rui Borges já abordou a próxima época:

"No próximo é igual, fazê-los acreditar que são bicampeões. Vem aí uma época difícil, mas agora é aproveitar para descansar. Estes quatro meses foram bravos mentalmente, fisicamente também. É aproveitar o descanso. Na próxima época, assim pensaremos. Vai ser muito difícil, mas estamos num grande clube e da exigência todos sabemos. Mas, acima de tudo, existe um espírito de família. E deixar aqui uma palavra aos nossos adeptos, que foram mais uma vez incríveis. Têm a mesma alma que nós, a mesma confiança, o mesmo acreditar. Se calhar, há uns anos, éramos um grande clube mas os adeptos eram algo desacreditados em momentos como este, de finais. E hoje não. Vemos os adeptos a acreditar que vamos vencer, acreditam muito. E isso sente-se e passa para os jogadores, para nós. E nós passamos para eles. É um mérito de todos. Essa parte de falar da família Sporting, somos todos. Esse espírito está cimentado no clube cada vez mais e isso sente-se. E que assim continue. Não vamos ganhar sempre. Mas vamos ganhar muitas vezes".

Sobre o seu trajeto no Sporting:

"As dificuldades existem, só não me agarro a elas. Acontecem em todo o lado. É a forma como olhamos para elas e as aproveitamos para as transformar em oportunidades. E foi o que fiz desde o dia em que aqui cheguei. Agarrei a oportunidade. Merecemos isto enquanto equipa técnica. E depois foi fazer acreditar os jogadores. Não perderam qualidade, não deixaram de ser os melhores, porque assim o símbolo de campeão indica. É fazê-los acreditar. Foi isso que demonstraram desde sempre. Não jogava um, jogava outro. Faz parte. É a forma como olhamos para a nossa vida. E eu olho para a minha com muita felicidade e gratidão. Às vezes há coisas que não queremos, mas temos de viver na mesma e agradecer da mesma forma. É um bocado isso que faço e que carreguei para a equipa. O acreditar e transformar tudo de menos bom em coisas boas".

Veja o lance sobre Belotti de que o Benfica se queixa

Assista ao resumo da final da Taça de Portugal ganha pelo Sporting

Diário de Notícias
www.dn.pt