FC Porto anuncia compra de Nehuén Pérez e de mais 15% do passe de Samu
O FC Porto anunciou esta segunda-feira a contratação de Nehuén Pérez em definitivo e a compra de mais 15% do passe de Samu.
Os dragões comunicaram à CMVM que o central argentino foi contratado à Udinese por 13,3 milhões de euros, tendo assinado um vínculo válido até 2029 e ficado blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
"A Udinese assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que esta transferência não contou com qualquer intervenção de intermediação", indica o comunicado da SAD portista.
O investimento no defesa de 24 anos atinge assim os 17,4 milhões de euros, uma vez que no último verão acordaram com o clube italiano o pagamento de 4,1 milhões pelo empréstimo por uma temporada. Um custo ainda assim inferior ao de David Carmo (20,28 milhões), desde 2022 o central mais caro da história do clube.
Com 3162 minutos distribuídos por 37 jogos, Nehuén Pérez é o segundo jogador do plantel mais utilizado nesta época, sendo apenas superado pelo guarda-redes Diogo Costa (3720 minutos).
Os azuis e brancos anunciaram ainda que exerceram "opção de compra de mais 15% do passe" do avançado internacional espanhol, prevista no contrato de transferência com o Atlético Madrid, pelo valor total de cinco milhões de euros. Assim sendo, o FC Porto passará a deter 65% dos direitos económicos sobre o jogador, que comemora precisamente esta segunda-feira o 21.º aniversário.
Os dragões poderão ainda acionar a compra de mais 15% do passe do avançado, igualmente no valor de cinco milhões de euros, até julho de 2026.
"O FC Porto exerceu a opção de compra prevista no contrato de transferência com o Atlético Madrid para a aquisição, a título definitivo e com efeitos a 30 de junho de 2025, de 15% dos direitos económicos de Samu Aghehowa pelo valor total de 5 milhões de euros, pelo que passará a deter 65% dos direitos económicos do jogador. Mais se informa que o FC Porto, no âmbito do acordo com o Atlético Madrid, deterá ainda uma opção de compra de 15% dos direitos económicos adicionais - pelo valor de 5 milhões de euros a exercer até julho de 2026 -, pelo que poderá vir a deter um total de 80% dos direitos económicos do atleta internacional espanhol", indicaram os portistas em comunicado.
Caso o FC Porto venha a deter os 80% do passe do espanhol, o investimento no principal goleador da equipa (24 golos em 40 jogos) vai atingir um total de 25 milhões de euros, uma vez que foi contratado no último verão por 15 milhões.