Favoritos mantêm a luta acesa na Praia Grande

Pedro Henrique, Vasco Ribeiro, José Ferreira, "Saca" e Kikas continuam a dar show no Allianz Sintra Pro que termina este domingo

A temporada da Liga Moche aproxima-se do fim e ninguém quer ser o elo mais fraco na luta pelo título. Os favoritos Pedro Henrique, Vasco Ribeiro, Tiago Pires, José Ferreira e o campeão nacional Frederico Morais estão entre os oito surfistas em prova no Allianz Sintra Pro, penúltima etapa do circuito nacional. Com as ausências de Gony Zubizarreta (1.º no ranking) e Marlon Lipke (3.º), a prova que hoje termina na Praia Grande trará importantes alterações na classificação.

Vasco Ribeiro voltou a conseguir ontem a melhor pontuação do dia, tal como já fizera na sexta-feira. O ex-campeão mundial júnior abriu tranquilamente o seu heat dos quartos-de-final com duas notas acima dos 8 pontos, atingindo os 17,20 (melhor score do evento). Com o primeiro lugar praticamente atribuído, restou a Tiago Pires trabalhar bem para garantir a passagem em segundo, derrotando Pedro Boonman e Pedro Coelho. "Se todas as baterias fossem assim é que era bom. Havia poucas ondas, mas estava confiante na minha estratégia. Sabia que tinha de esperar pelas ondas boas e que ia passar. Foi isso que fiz", explicou Vasco, 5.º do ranking nacional.

Antes, já o campeão nacional Frederico Morais adoptara uma estratégia semelhante. Enquanto os adversários se mantinham ocupados a apanhar ondas mais pequenas, Kikas esteve a "dormir" metade do heat. Só que depois, num ápice, passou de quarto para primeiro lugar, com um 7,10 e um 6,10. "Foi um heat muito parado, ao início estava a ver aquilo muito complicado. Felizmente consegui apanhar duas ondas boas e quebrar aquela monotonia de estar ali sentado à espera, mas às vezes vale mais a pena esperar por uma onda boa do que andar ali feito maluco a apanhar tudo o que mexe, foi um bocado a minha estratégia", referiu o surfista de Cascais.

Carol Henrique venceu a prova feminina na Praia Grande (terminou sexta-feira), e o seu irmão continua na luta para tentar a dobradinha para a família luso-brasileira. Pedro Henrique não facilitou e venceu o primeiro heat dos quartos-de-final, à frente de Jácome Correia, Elohe Alvarez e João Kopke. "Ainda não consegui nenhuma nota acima dos 6,5. É preciso ter muita atenção para apanhares as ondas certas. Estou feliz por ter avançado, as condições não estão tão fáceis como parece. Agora é trabalhar no próximo round, ver como está o mar amanhã (hoje) e focar bateria a bateria", disse o antigo atleta do WCT.

O Allianz Sintra Pro recomeça hoje com os quartos-de-final no formato de 1x1. Pedro Henrique (2.º) defronta José Ferreira (6.º), Frederico Morais (11.º) tem pela frente Jácome Correia (29.º), Miguel Blanco (21.º) encontra Tiago Pires (8.º) e Vasco Ribeiro (5.º) enfrenta Dylan Groen (24.º).

Exclusivos