Cristiano Ronaldo vai bater o recorde de jogos em Europeus

Contra a Hungria, CR7 vai fazer o 17.º jogo em fases finais de Europeus, superando Thuram e Van der Sar

Cristiano Ronaldo deverá na quarta-feira, frente à Hungria, tornar-se no futebolista com mais jogos em fase finais de europeus, somando a 17.ª presença, mais uma do que os já retirados Edwin van der Sar e Lilian Thuram.

Caso se confirme a titularidade, como é esperada, no encontro da terceira jornada do grupo F, o capitão da seleção portuguesa entrará para o livro de recordes da UEFA como o jogador que mais vezes atuou em europeus, nas quatro vezes que marcou presença em fases finais.

O trajeto de Ronaldo começou em 2004, com seis jogos na prova que decorreu em Portugal, seguindo-se mais três em 2008, na Áustria e Suíça, e outros cincos em 2012, na Polónia e Ucrânia.

Com três jogos no Euro2016, o avançado do Real Madrid supera nomes históricos como o guarda-redes holandês Edwin van der Saar e o defesa francês Lillian Thuram.

Logo na estreia com a Islândia, Ronaldo passou a ser o português com mais jogos, ultrapassando Luís Figo e Nuno Gomes, que terminaram a carreira com 14.

Nesta competição, o jogador mais internacional de sempre por Portugal (128) tem seis golos marcados em todas as fases finais e alcançou por uma vez a final, em 2004, e esteve nas 'meias' em 2012.

Contudo, caso Portugal seja eliminado cedo em França, Ronaldo poderá ser ainda alcançado ou até ultrapassado pelo italiano Gianluigi Buffon (15), pelo alemão Bastian Schweinsteiger (14) e pelos espanhóis Iker Casillas (14), Cesc Fàbregas (14) e Andrés Iniesta (14).