Estoril Open fora do calendário para 2025. ATP tenta encontrar forma de o incluir
Estoril Open

Estoril Open fora do calendário para 2025. ATP tenta encontrar forma de o incluir

"Prosseguem as conversações para se encontrar a melhor solução possível, tendo em conta a calendarização para 2025", garante o diretor do torneio, prometendo soluções em breve.
Publicado a
Atualizado a

O Estoril Open está fora do calendário do circuito para 2025, mas o ATP garante que está a tentar "encontrar uma solução", de forma a manter o evento português no calendário do próximo ano. "Após muitos anos de uma colaboração de sucesso, a ATP e o torneio continuam a explorar todas as possibilidades para tentar encontrar uma solução para que este conceituado evento se realize em 2025 e depois", afirmou o organimo mundial em comunicado.

A bomba já tinha sido antecipada pela organização do Millennium Estoril Open, que também tinha indicado que continuará a explorar "todas as vias" para que o torneio português se realize por muitos anos. "Antes da divulgação oficial do calendário do ATP Tour para 2025, a ser conhecida dentro de algumas horas, a organização do Millennium Estoril Open vem esclarecer que, para já, o torneio português não estará incluído na programação", lê-se em comunicado.

O problema é encontrar datas no calendário renovado. Em 2025 estão integrados no calendário 60 torneios ATP distribuídos por 29 países: quatro do Grand Slam, nove de categoria Masters 1000, 16 ATP 500 (mais três do que até agora), 30 ATP 250, para além das ATP Finals. "Como foi previamente anunciado pelo ATP Tour, o crescimento de todos os eventos ATP Masters 1000 de uma semana para torneios de 12 dias (à exceção de Monte-Carlo e Paris), juntamente com o upgrade de três torneios ATP 500, implica um menor número de semanas disponíveis no calendário. No caso do Millennium Estoril Open, prosseguem as conversações para se encontrar a melhor solução possível, tendo em conta a nova calendarização que passa a estar vigente em 2025", esclarecem ainda os organizadores.

O Estoril Open realizou-se entre 1990 e 2014 no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, sob uma organização diferente, tendo-se mudado em 2015 para o Clube de Ténis do Estoril, com o cunho da 3LOVE.

"A reformulação do calendário e o consequente aumento de semanas nos torneios Masters 1.000 tem um impacto inevitável no número de semanas disponíveis no calendário do ATP Tour em 2025 - mas, no caso do Millennium Estoril Open, prosseguem as diligências para se encontrar a melhor solução e continuarmos a organizar no futuro o maior evento tenístico nacional", declarou o diretor do torneio, João Zilhão.

A edição de 2024 do Estoril Open começa em 30 de março, com o quadro principal a arrancar em 1 de abril. O torneio marca a despedida de João Sousa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt