Eslovénia ou Hungria no caminho de Portugal
EPA/YOAN VALAT

Eslovénia ou Hungria no caminho de Portugal

Inglaterra vence Grupo C mas continua sem convencer. Dinamarca em segundo lugar graças ao quinto critério de desempate.
Publicado a
Atualizado a

Eslovénia e Dinamarca juntaram-se esta terça-feira à Inglaterra, apurada na véspera graças à conjugação de resultados no Grupo B, no lote de seleções apuradas no Grupo C para os oitavos de final do Europeu. 

Num grupo em que houve cinco empates em seis jogos - a exceção foi a vitória inglesa sobre a Sérvia na primeira jornada -, os eslovenos empataram a zero com os britânicos em Colónia, o mesmo resultado do duelo entre dinamarqueses e sérvios em Munique.  

Como Eslovénia e Dinamarca empataram todos os encontros - à imagem de Portugal no Euro 2016 - e somaram precisamente o mesmo número de golos marcados e sofridos, foi necessário descer até ao quinto critério de desempate para determinar o segundo e o terceiro classificados, a disciplina. Nesse item, a vantagem foi dos nórdicos, que ao longo destas três partidas viram seis amarelos contra os sete dos eslovenos (incluindo um do diretor técnico Milivoje Novakovićc).
Assim sendo, a Eslovénia do antigo guarda-redes benfiquista Jan Oblak e do antigo avançado sportinguista Andraz Sporar, que pela primeira vez se apurou para a fase a eliminar, é, a par da Hungria, a possível adversária de Portugal nos oitavos. De fora desta equação ficou definitivamente a Croácia, que já não tem possibilidades de ser uma das quatro melhores terceiras classificadas.

Se uma das seleções do Grupo F (Turquia, República Checa ou Geórgia) conseguir ser uma das quatro melhores terceiras classificadas, Portugal defrontará a Eslovénia, que derrotou a equipa das quinas já este ano, vencendo por 2-0 um particular realizado em Ljubljana a 26 de março. Por outro lado, se for a Hungria a estar nesse lote, serão os húngaros os adversários da seleção comandada por Roberto Martínez. Seja qual for o oponente, o desafio vai jogar-se na próxima segunda-feira em Frankfurt.

A Dinamarca do médio leonino Hjulmand, que ontem viu um cartão amarelo e vai falhar a próxima partida, não teve propriamente melhor sorte por ter ficado em segundo lugar, uma vez que vai enfrentar a anfitriã e candidata Alemanha nos oitavos, em Dortmund, no sábado.

Já Inglaterra, que continua sem convencer, ainda não sabe se vai defrontar os Países Baixos ou o terceiro melhor classificado do Grupo E. A seleção britânica, que tem sido criticada por antigas glórias como Gary Lineker, não conseguiu responder em campo. Gareth Southgate promoveu uma alteração no onze que tão pálida imagem deu nos dois encontros anteriores, substituindo Alexander-Arnold por Gallagher no meio-campo, mas a partida não correu bem ao médio do Chelsea, que foi rendido pelo jovem de 19 anos Kobbie Mainoo, do Manchester United, ao intervalo. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt