Martín Anselmi, treinador do FC Porto
Martín Anselmi, treinador do FC Porto FOTO: EPA/JOSE COELHO

Liga Europa. Dragão em Roma para repetir feito de 2016 e dedicá-lo a Pinto da Costa

Martín Anselmi quer um FC Porto a ganhar os duelos para conseguir vencer no Estádio Olímpico e garantir os oitavos de final da Liga Europa.
Publicado a
Atualizado a

O FC Porto joga esta quinta-feira (20.00, SportTV5) no Estádio Olímpico de Roma a continuidade na Liga Europa, uma partida que o médio Fábio Vieira disse ser uma oportunidade para “tentar dar a vitória” a Pinto da Costa, o eterno presidente dos dragões falecido no sábado. E tendo em conta o empate 1-1 arrancado pela AS Roma no Estádio do Dragão a missão é complicada, mas não impossível... afinal basta repetir o feito de 2016, quando depois de um empate a uma bola em casa os FC Porto de Nuno Espírito Santo foi a Itália vencer por 3-0 e garantir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Esta foi, no entanto, a única vez que os portistas venceram em casa dos romanos, sendo que nas duas outras visitas averbaram um empate a zero em 1981 para a extinta Taça das Taças e perderam 1-2 em 2019 para a Champions. Ou seja, uma vitória em Roma garante ao FC Porto a possibilidade de jogar os oitavos de final com Athletic Bilbau ou Lazio. Além disso, o apuramento faz entrar mais 1,750 milhões de euros nos cofres portistas, fazendo subir o total de prémios subir para os 18,237 milhões de euros.

O treinador Martín Anselmi avisou que este é “o jogo mais difícil até agora”, mas lembrou que “não se ganham jogos de futebol até ao árbitro apitar”, razão pela qual os dragões vão apresentar-se em Roma com o pensamento de que será possível ultrapassar este adversário.

“Assim como preparamos os jogadores para um sistema tático diferente, também os preparamos fisicamente para exigências distintas. À medida que vamos competindo, vamos preparando fisicamente o plantel para que joguem à nossa intensidade, que é distinta à que estavam habituados, mas estão a conseguir fazê-lo bem”, assumiu o técnico argentino em declarações à SportTV. Anselmi prevê um jogo “em que as equipas vão encaixar-se e vão tentar ser pressionantes”, pelo que está convencido existirão “muitos duelos” para os quais “é preciso ser forte” para garantir a qualificação.

OFC Porto está em Roma com todos os jogadores disponíveis, faltando apenas os lesionados Martim Fernandes, Vasco Sousa e Grujic, enquanto os romanos não vão poder contar com os castigados Saelemaekers e Bryan Cristante e o lesionado Dovbyk. No entanto, o treinador Claudio Ranieri anunciou a recuperação do defesa alemão Mats Hummels e do avançado agentino Paulo Dybala.

Contudo, o discurso do experiente treinador da AS Roma foi direcionado para o árbitro François Letexier, depois das queixas que fez após o jogo da primeira mão, que levou a direção dos giallorossi a apresentar uma exposição à UEFA. “Vamos ter um árbitro muito bom, um jovem talento francês”, disse Ranieri, alertando que é sempre “muito difícil vencer o FCPorto.

carlos.nogueira@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt