Dragão entre renovações urgentes e contratações
Segurar os centrais Marcano e Reyes entre as prioridades. Conceição pode receber um médio e um avançado
O FC Porto vai dobrar o ano na liderança da I Liga (em igualdade pontual com o Sporting) e para já inserido em todas as competições (decide a continuidade na Taça da Liga neste sábado), com especial destaque para o facto de o clube estar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, onde além do prestígio há também o fator financeiro - vão medir forças com o Liverpool no Dragão a 14 de fevereiro na primeira mão da prova milionária.
Nas próximas semanas há, contudo, vários dossiês para serem tratados no Dragão, a começar pelas renovações, onde assumem especial importância as situações de Marcano e Diego Reyes, em final de contrato, tal como o lateral Maxi Pereira. No caso do defesa central espanhol o processo parece algo complicado, dado que tem vários pretendentes - Pinto da Costa chegou a dizer numa entrevista que nada poderia fazer se Marcano fosse parar ao Benfica, apesar de ter admitido tratar-se de um jogador que quer manter a todo o custo.
No Dragão há ainda um outro caso que pode ganhar desenvolvimentos durante o mês de janeiro: Iker Casillas. O guarda-redes espanhol perdeu a titularidade para José Sá e é o jogador mais bem pago do plantel - aufere cinco milhões de euros/ano. Pelo que a saída do antigo guardião do Real Madrid seria uma ótima solução para as duas partes. Para Casillas porque poderia transferir-se para um clube onde pudesse voltar a ser primeira opção; e para os dragões que aliviavam (e de que maneira) a folha salarial.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A situação financeira do FC Porto e a questão do fair-play financeiro tornam limitada a ação da SAD no mercado. Mas é possível que Sérgio Conceição receba algumas prendas. O médio brasileiro Wendel chegou a ser ponderado, por empréstimo, caso assinasse pelo PSG, mas o destino do brasileiro deve ser o Sporting e os dragões terão de avançar para outros nomes. Existe também a possibilidade de ser contratado um avançado, apesar de neste momento os dragões terem dois dos melhores marcadores da I Liga (Aboubakar e Marega) e Soares recuperado. Como o plantel dos dragões é curto, não são de esperar muitas saídas, mas o médio Hernâni, que tem sido pouco utilizado, pode ser cedido.