Djibrilo Iafa conquista medalha bronze no judo nos Jogos Paralímpicos
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Djibrilo Iafa conquista medalha bronze no judo nos Jogos Paralímpicos

Esta foi a segunda medalha do dia para Portugal, depois de Sandro Baessa ter sido prata nos 1500 metros. A missão portuguesa em Paris já conta com seis medalhas.
Publicado a
Atualizado a

O judoca Djibrilo Iafa conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze no torneio de -73 kg dos Jogos Paralímpicos Paris2024, dando a Portugal o segundo pódio do dia, depois da prata de Sandro Baessa nos 1.500 metros de atletismo T20.

No combate para atribuição do bronze, Djibrilo Iafa, que deu ao judo português a primeira medalha em Jogos Paralímpicos, bateu o brasileiro Harley Arruda por 'waza-ari'.

O judoca português começou o torneio com uma vitória, por 'ippon', sobre o turco Gokce Yavuz nos quartos de final, sendo depois derrotado, também por 'ippon', pelo alemão Lennart Sass, sendo relegado para as repescagens.

No combate que dava acesso à luta pelas medalhas de bronze, o português, que soma a sua segunda participação paralímpica, derrotou por 'ippon' o francês Armindo Rodrigues, em apenas 21 segundos.

Com o bronze de Djibrilo Iafa, Portugal passa a somar seis medalhas nos Jogos Paralímpicos Paris2024, nos quais está representado por 27 atletas, que competem em nove modalidades.

A medalha de Iafa, junta-se à prata conseguida por Sandro Baessa, nos 1.500 metros, aos ouros de Cristina Gonçalves no torneio individual do boccia B3 e de Miguel Monteiro no lançamento do peso e aos bronzes do nadador Diogo Cancela, nos 200 metros estilos SM8, e do ciclista Luís Costa, na prova de contrarrelógio de estrada.

Presidente da República elogia o "brilhante" combate que deu bronze a Djibrilo Iafa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou, entretanto, o "brilhante" combate que deu ao judoca Djibrilo Iafa a medalha de bronze em Paris.

"O Presidente da República felicita o judoca Djibrilo Iafa pela obtenção da medalha de bronze em judo, na categoria de -73kg (J1), num brilhante e bem disputado combate, nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024", escreveu, numa curta nota na página da presidência.

"O Presidente da República deseja que esta conquista do 'tigre', o sexto pódio de Portugal nestes Jogos Paralímpicos e o primeiro do judo, seja uma fonte de motivação e inspiração para os nossos compatriotas ainda em competição", completou o representante do Estado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt