FC Porto B vence na consagração e deixa Benfica B em zona de descida

O FC Porto B venceu o Benfica B por 3-1 e recebeu o troféu de campeão da II Liga
Publicado a
Atualizado a

O FC Porto B confirmou hoje em campo o título de campeão da II Liga de futebol, assegurado no 'sofá', ao vencer o Benfica B, por 3-1, complicando a permanência aos 'encarnados', a uma jornada do fim.

O inédito título dos 'azuis e brancos' foi garantido após o empate de manhã entre Portimonense e Desportivo de Chaves (1-1), que selou o regresso dos transmontanos à I Liga, mas os pupilos de Luís Castro não facilitaram e bateram o rival na 45.ª jornada, com golos de Verdasca, João Graça e Ruben Dias, na própria baliza, aos 11, 25 e 54 minutos.

Pawel Dawidowicz, que seria expulso por acumulação de amarelos aos 66 minutos, anotou o tento de honra do Benfica B, que desperdiçou ainda uma grande penalidade, por Hildeberto, aos 21, numa altura em que a equipa B do FC Porto vencia pela margem mínima.

A vitória portista premeia a regularidade da equipa no campeonato e hoje também a maior tranquilidade e eficácia da equipa, face a um adversário com a permanência tremida e que, por isso, acusou falta de discernimento, mormente na finalização.

Hildeberto Pereira foi o mais perdulário dos 'encarnados', desperdiçando três claras oportunidades de golo, incluindo a grande penalidade defendida por José Sá, aos 21 minutos, a castigar falta de Tomás sobre Ruben Dias, mas o guarda-redes do FC Porto também ajudou a segurar a vitória, com várias intervenções de grande qualidade.

A vitória portista nunca chegou, no entanto, a estar em causa, bastando 25 minutos para a equipa construir a vitória, primeiro por Verdasca, de cabeça, aos 11 minutos, após canto de João Graça, que anotou o segundo, com um remate frontal.

Pavel Dawidowicz, aos 38 minutos, ainda deu alguma esperança aos 'encarnados', ao reduzir, de cabeça, já depois da grande penalidade desperdiçada por Hildeberto, mas o golo madrugador dos 'azuis e brancos' no segundo tempo, aos 54 minutos, num corte inadvertido de Ruben Dias para a própria baliza, acabou por fazer a diferença.

Para piorar a situação dos 'encarnados', um minuto antes, o avançado sérvio Saponjic, suplente utilizado a partir dos 34 minutos, viu o seu remate travado por mais uma grande intervenção de José Sá.

A expulsão de Dawidowicz, por acumulação de amarelos, aos 66 minutos, foi a 'machadada' final nas aspirações do Benfica B, num final de jogo pautado por cânticos de olés e campeões vindos das bancadas e outros, mais provocatórios, dirigidos ao rival.

Após a 45.ª e penúltima jornada, o campeão FC Porto B lidera destacado, com 86 pontos, sem possibilidade de ser 'apanhado' pelos perseguidores (o Chaves, segundo, com 80, já subiu), enquanto o Benfica B manteve os 52 e está na luta, tendo de esperar pela última ronda para confirmar ou não a permanência.

No final do encontro, o 'capitão' Francisco Ramos recebeu o troféu de campeão das mãos do presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, no palco improvisado montado no centro do relvado, seguindo-se a festa dos sucessores do Tondela como vencedores da II Liga.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt