Benfica vence Sporting e adia decisão do título de voleibol para a 'negra'

Triunfo por 3-1, último jogo joga-se terça-feira em Alvalade

O Benfica venceu este domingo o Sporting no quarto jogo da final do campeonato nacional de voleibol, por 3-1, e adiou a decisão do título para a quinta e última partida, a ser disputada na próxima terça-feira.

Num encontro disputado no Pavilhão n.º 2 da Luz, os 'encarnados' estavam obrigados a ganhar para não deixar escapar já este sábado o título para o rival no ano em que este assinala o regresso à modalidade 22 anos depois da última presença. Depois de duas derrotas seguidas no Pavilhão João Rocha, a equipa de José Jardim impôs o seu poder em casa e deixou tudo em aberto.

O quarto dérbi começou sob o signo do equilíbrio e assim foi até ao fim do primeiro 'set', pontuado por fases distintas das duas formações. Ao equilíbrio inicial seguiu-se uma fase de maior ascendente do Benfica, que permitiu depois o ressurgimento do Sporting, expresso em cinco pontos seguidos que viraram o marcador a seu favor. Porém, no último fôlego, o Benfica despertou e salvou a vitória no primeiro parcial.

A vantagem conquistada a abrir, apoiada nas prestações sólidas de Zelão e Honoré, galvanizou o campeão nacional para o 'set' seguinte, que viria a vencer por 25-18. Para tal desfecho muito contribuiu o bloco mais coeso do Benfica, mas, sobretudo, um inusitado número de erros da equipa de Hugo Silva, nomeadamente no seu serviço.

O discurso do treinador 'leonino' na transição para o parcial seguinte teve o mérito de dar um novo alento aos 'leões', que se exibiram a um nível mais condizente com aquele que teve ao longo da fase regular do campeonato, vencendo por 25-19. A entrada em cena de Dennis virou também o jogo a favor do Sporting, conferindo maior consistência e segurança perante o olhar atento do presidente do clube, Bruno de Carvalho.

Contudo, depois de no jogo da fase regular ter estado a vencer por 2-0 e permitir a reviravolta aos 'leões', o Benfica mostrou outra maturidade e teve a capacidade necessária para reassumir o controlo da partida. Com o apoio de um pavilhão quase repleto, os 'encarnados' impuseram-se por 25-19 e selaram um triunfo justo.

O quinto e derradeiro jogo da final realiza-se na terça-feira no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Jogo realizado no Pavilhão n.º 2 da Luz, em Lisboa.

Benfica - Sporting: 3-1.

Parciais: 25-23, 25-18, 19-25 e 25-19.

Equipas:

- Benfica: André Lopes, Milija Mrdak, Marc Honoré, Frederic Winters, Zelão, Tiago Violas.

Jogaram ainda: Ivo Casas (líbero), Filip Cveticanin, Hugo Gaspar e Raphael Margarido.

Treinador: José Jardim.

- Sporting: Agamez, Robinho, Kibinho, Miguel Maia, Muagututia e Luke Smith.

Jogaram ainda: João Fidalgo (líbero), Hugo Ribeiro (líbero), 'Bomba', Dennis, José Monteiro e João Simões.

Treinador: Hugo Silva.

Árbitros: Nuno Maia e Nuno Teixeira.

Assistência: Cerca de 1.700 espetadores.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG