Desporto
31 julho 2022 às 17h56

Com recorde nas bancadas, Inglaterra sagra-se campeã europeia pela primeira vez

A Inglaterra sagrou-se campeã europeia de futebol feminino pela primeira vez, ao derrotar a Alemanha por 2-1, após prolongamento, na final da 13.ª edição do Campeonato da Europa, disputada no estádio de Wembley, em Londres.

DN/agências

Na 'catedral' de Wembley, Ella Toone inaugurou o marcador para as inglesas, aos 62 minutos, com Lina Magull a empatar ao minuto 79, 'forçando' o prolongamento, no qual Chloe Kelly, aos 110, marcou o golo que valeu o título à seleção da casa.

A Inglaterra, duas vezes finalista vencida, tornou-se assim a quinta seleção a vencer o Europeu feminino, contrariando o favoritismo de Alemanha, vencedora por oito vezes da competição e até hoje invencível nas finais que disputou.

Esta final estabeleceu um novo recorde de 87.192 espectadores, tornando-se a partida com mais assistência num Campeonato Europeu, masculino ou feminino.

O público durante todo o torneio, em Inglaterra, mais do que duplicou em comparação com o último Campeonato Europeu feminino, há cinco anos.

O recorde de público numa final do Campeonato Europeu masculino foi de 79.115 pessoas, que assistiram à vitória da Espanha sobre a ex-União Soviética na final de 1964.

A vitória da Inglaterra neste domingo marca a primeira grande vitória de uma seleção inglesa de futebol desde o Mundial masculino de 1966, então também frente à Alemanha.