Ciclismo de pista. Iúri Leitão é campeão europeu na prova por pontos
O ciclista português Iúri Leitão sagrou-se esta quinta-feira campeão da Europa da prova por pontos em pista, nos campeonatos europeus que decorrem em Heusden-Zolder, na Bélgica.
Iúri Leitão, de 26 anos, junta assim este título ao de campeão olímpico, conquistado em Paris 2024.
O ciclista português já se tinha sagrado vice-campeão europeu nesta prova em 2021, tendo desta vez chegado ao lugar mais alto do pódio, alcançado 157 pontos, à frente do neerlandês Yanne Dorenbos, com 114, e o belga Jasper de Buyst, com 106.
Esta é a terceira medalha do ciclismo português nos Europeus de pista, depois de quarta-feira Rui Oliveira ter conquistado a prata na corrida de eliminação e Maria Martins ter arrecadado o bronze na prova de scratch.
“Foi uma corrida mais rápida do que eu esperava. Não tinha planeado ir ao sprint tão cedo, mas surgiu a oportunidade e tive de aproveitar. Ganhei uma boa vantagem na fase inicial e tentei mantê-la durante toda a corrida. Foi difícil, mas consegui e estou muito feliz por ser campeão europeu mais uma vez. Vestir esta camisola é sempre especial e ser o melhor da Europa nesta disciplina é uma grande honra”, referiu Iuri Leitão.