Carro mais leve do que o permitido tira vitória a Russell
O britânico George Russell perdeu a vitória no GP da Bélgica, este domingo, ao ser desclassificado após a corrida, por o seu carro foi estar 1,5 kg abaixo do limite mínimo de peso. Com isso, a vitória foi atribuída ao seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, que chega assim aos 105 triunfos na carreira.
Um relatório técnico divulgado após a corrida dizia que o carro de Russell estava 1,5kg abaixo do limite mínimo de peso para o carro e piloto combinados. “O carro 63 foi desclassificado da classificação da corrida”, anunciaram os comissários em comunicado.
“Todos os outros pilotos sobem na classificação”, acrescentaram.
“De partir o coração”, comentou Russell nas redes sociais. “Chegámos com 1,5kg abaixo do peso e fomos desclassificados da prova. Deixámos tudo em pista hoje e tenho orgulho em cruzar a meta em primeiro lugar. Haverá mais por vir”, acrescentou.
O carro de Russell pesava inicialmente 798kg, o que está exatamente no limite mínimo de peso para carro e condutor combinados. Mas os comissários descobriram que o combustível do carro não estava totalmente vazio. “O carro foi novamente pesado nas balanças interna e externa da FIA e o peso era de 796,5 kg”, refere o comunicado.
Em pista, o piloto britânico George Russell (Mercedes) tinha vencido o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, 14.ª ronda da temporada, disputado no circuito de Spa-Francorchamps.
O britânico batera o seu companheiro de equipa, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), por 0,526 segundos, com o australiano Oscar Piastri (McLaren) em terceiro, a 1,173.
Com a descalssificação de Russell, Hamilton foi declarado vencedor, com Piastri e LeClerc (Ferrari) a completarem o pódio.
O neerlandês Max Verstappen (Red Bull) voltou a ser quinto classificado, subindo para quarto com a penalização a Russell, e cimentou a liderança no Mundial sobre Lando Norris (McLaren).
Max Verstappen tem, agora, 277 pontos, mais 78 do que Lando Norris, que é segundo, com 199, quando faltam 10 corridas para o final da temporada.
A Red Bull mantém a liderança do Mundial de Construtores, com 408 pontos, contra os 366 da Mercedes.
O campeonato enfrenta, agora, a pausa de verão, regressando de 23 a 25 de agosto, nos Países Baixos.
atualizado às 19.15