Carlos Vieira conquista primeiro título nacional

Carlos Vieira (Citroën DS3) conquistou o seu primeiro título de campeão nacional de ralis, ao vencer o Rali do Algarve, impondo-se a Pedro Meireles (Skoda Fabia), que liderava antes da última etapa do campeonato
Publicado a
Atualizado a

Carlos Vieira (Citroën DS3) assegurou este sábado o seu primeiro título de campeão nacional de ralis, graças à vitória final e em 11 especiais do Rali do Algarve, relegando Pedro Meireles (Skoda Fabia) para a segunda posição do campeonato.

O piloto natural de Fafe sucede a José Pedro Fontes (Citroën DS3), que venceu os dois últimos campeonatos e ficou afastado da competição devido a um grave acidente no Rali de Portugal.

Desde o primeiro dos 155 quilómetros cronometrados no rali algarvio, que Carlos Vieira atacou a liderança de Meireles, campeão em 2014 e que partiu com uma vantagem de 8,34 pontos para a nona e última prova do Nacional.

Em desvantagem, Carlos Vieira adotou um ritmo forte do princípio ao fim do rali e foi somando vitórias em classificativas, amealhando 0,38 pontos por cada um desses melhores tempos.

Vencer o rali assegurava, desde logo, cinco pontos a mais, mesmo que Pedro Meireles fosse segundo, mas os pontos somados com os triunfos nas classificativas fizeram a diferença nas contas finais.

Carlos Vieira venceu 12 das 13 especiais do rali e mesmo a anulação da sexta classificativa, depois do despiste de Daniel Nunes (Peugeot 208), garantiram 4,18 pontos que, somados aos 25 da vitória, foram suficientes para conquistar o título nacional, por 0,84 pontos.

O Algarve foi o terceiro triunfo da época para Carlos Vieira, depois de ganhar em Espinho e Mortágua, igualando o registo de Pedro Meireles, que tinha vencido no Serras de Fafe, Rali de Portugal [no qual foi o mais rápido na vertente Nacional] e Vidreiro.

Nas contas finais do rali do Algarve, o turco Yagiz Avci (Skoda Fabia) terminou na segunda posição, a 1.44,9 minutos de Carlos Vieira, e o checo Vojtech Stajf (Skoda Fabia) fechou o pódio, a 2.18,50.

Pedro Meireles terminou no quarto lugar, sendo o segundo nas contas do Nacional, a 3.36,20 minutos do novo campeão.

Quanto ao European Rally Trophy (ERT), prova FIA que terminava na prova algarvia, foi conquistado por Yagiz Avci.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt