Canadiana tornou-se na única mulher a fazer todos os ironman
Elizabeth Model tem 57 anos, mas a idade a impediu de cumprir o sonho de se tornar na única mulher a completar todas as provas de ironman mundiais. Compartilha este feito com outros três homens, um deles o seu marido, John Wragg.
Aliás, foi mesmo o companheiro que convenceu a executiva canadiana a enveredar por este objetivo. Elizabeth Model conheceu o marido há 11 anos no Arizona e desde então têm viajado pelo mundo inteiro a competir nesta exigente modalidade de triatlo de longa distância, que compreende provas de 3,8 quilómetros de natação, 180 de ciclismo e finalmente 42,195 de corrida (equivalente a uma maratona).
A atleta canadiana, que se levanta todos os dias às 04.45 para treinar, cumpriu o seu sonho em outubro, em Maryland, com um tempo de 12.18.31 horas, completando a série de 40 provas por todo o mundo, isto após recuperar de um grave acidente de esqui no qual fraturou a tíbia e o perónio.
"Ser a primeira mulher na história a completar todos os ironman é algo que vou recordar e ficar orgulhosa para sempre. Levou-me 11 anos a completar este objetivo, por isso este feito é um sentimento de dever cumprido", assinalou a canadiana.
Além de Elizabeth Model e do marido John Wragg, também Luis Álvarez e Jeffon Jonas alcançaram este feito. A canadiana, contudo, não se fica apenas por aqui. Ao todo soma ainda mais 99 maratonas (que começou a correr aos 40 anos) nas pernas e ainda outras 35 provas de triatlo.
Elizabeth Model foi desafiada a entrar neste mundo do ironman há 11 anos por um grupo de amigas, que a convidou a participar na prova de Penticton, nos Estados Unidos. Recusou por sentir que não estava minimamente preparada para tal desgaste físico, mas ainda assim decidiu ir ver a prova para apoiar o grupo de amigas.
"Fiquei viciada e fui logo de seguida comprar uma bicicleta para começar a treinar. Depois conheci o John e acabei por realizar o meu primeiro ironman. Quando o completei disse para mim mesma: vou fazer todas as provas mundiais. O John incentivava-me diariamente a consegui-lo e tudo se tornou mais fácil quando também ele o procurava. Ele acabou por conseguir mais cedo do que eu, mas agora também posso dizer que fiz todos", referiu.
Com o objectivo concluído, nem assim a canadiana desiste de outros feitos e o primeiro está marcado para a próxima primavera, na Carolina do Norte, concretamente a sua 100.ª maratona. "Ainda só tenho 57 anos, tenho de continuar à procura de mais desafios, porque ainda tenho pernas para isso", salienta Elizabeth Model