30 abril 2018 às 10h49

Campeonato de râguebi suspenso. Meia-final acabou com agressões

Organismo máximo do râguebi português irá "participar disciplinarmente contra todos os jogadores, treinadores e dirigentes"

DN/Lusa

A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) anunciou hoje a suspensão, com efeitos imediatos, do principal campeonato nacional da modalidade, na sequência dos incidentes ocorridos no sábado no jogo Agronomia- Direito, da meia-final da competição.

Em comunicado, a FPR indica que vai "formalizar, junto das autoridades policiais, queixa-crime contra incertos" no sentido de "responsabilizar criminalmente os responsáveis pelas cenas absolutamente lamentáveis e degradantes que se verificaram nas bancadas do campo da Tapada da Ajuda".

O organismo máximo do râguebi português manifesta também a intenção de "participar disciplinarmente contra todos os jogadores, treinadores e dirigentes, bem como contra os dois clubes (...) no sentido de serem aplicadas todas as medidas disciplinares aplicáveis em função dos factos que forem dados como provados".

O organismo considera que os acontecimentos de sábado foram "os mais graves de uma série de incidentes verificados desde a primeira jornada da presente época desportiva, que incluem invasões de campo, um número recorde de castigos por agressões e ofensas, incidentes envolvendo dirigentes e público, e até uma agressão a menor que foi exemplarmente castigada".

No sábado, o encontro Agronomia- Direito ficou marcado por cenas de violência nas bancadas e no relvado, e pela ausência da equipa de arbitragem, que levou a que o jogo, que a Agronomia venceu por 15-12, fosse dirigido por um indivíduo recrutado da bancada.

Na outra meia-final do campeonato nacional de râguebi, disputada no domingo, o Belenenses venceu o Dramático de Cascais, por 37-10

A final da competição está agenda para o próximo sábado.