Vieira está em Londres para fechar as vendas de Talisca e Salvio
Águias deverão encaixar mais 50 milhões de euros com saída do brasileiro e do argentino. Há mais jogadores que podem deixar a Luz
Luís Filipe Vieira viajou nos últimos dias para Londres para fechar em definitivo as transferências de Talisca e Salvio. Wolverhampton e Sunderland são os clubes mais interessados neste momento nos dois jogadores, respetivamente.
O processo em fase mais adiantada é o de Talisca para o Wolverhampton, da segunda liga inglesa. Depois de o clube ter sido comprado pela multinacional chinesa Fosun, o empresário Jorge Mendes ficou encarregue de construir um plantel capaz de lutar pela subida à Premier League já na próxima temporada. E nesse sentido conseguiu convencer Talisca, que era cobiçado por outros emblemas. Numa primeira abordagem, o brasileiro ficou renitente em seguir a carreira na segunda divisão inglesa, mas a proposta salarial e o projeto do Wolverhampton acabaram por cativá-lo.
Esta transferência deverá render ao clube da Luz uma verba na ordem dos 25 milhões de euros, sendo que outros jogadores encarnados deverão rumar ao mesmo clube. O jovem Hélder Costa, que na temporada passada esteve emprestado ao Mónaco, foi ontem confirmado por empréstimo, sendo que o próximo a seguir este caminho deverá ser Pelé.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Mas se a transferência de Talisca está praticamente definida - o jogador deverá viajar para Inglaterra durante este fim de semana -, o processo relativo à saída de Salvio ainda está numa fase embrionária. O internacional argentino nunca escondeu a vontade de rumar à Premier League, mas pretendia um clube com mais ambições, dado que o Sunderland esteve com um pé na segunda divisão, mas salvou-se na última jornada.
No entanto, foi do Sunderland que veio a proposta que mais convenceu o Benfica, também na casa dos 25 milhões de euros. Os encarnados estão dispostos a aceitá-la, até porque têm vários jogadores para o lado direito do ataque, como são os casos de Carrillo, Gonçalo Guedes e até Benitez, mas tudo dependerá da decisão final do extremo de 26 anos.
Ainda falta um mês para que encerre o período de transferências, mas até lá, tudo indica, os encarnados poderão fazer um encaixe de 100 milhões de euros, sem contar com os 35 milhões de Renato Sanches (Bayern Munique) e os 25 de Gaitán (Atlético de Madrid).
Contabilizando as mais que prováveis saídas de Talisca e Salvio, as águias encaixarão mais 50 milhões, mas outros futebolistas também têm propostas que permitem então ao clube da Luz dobrar este valor.
Um dos futebolistas mais cobiçados é Lindelöf. Antonio Conte, treinador do Chelsea, está convencido com as características do jovem internacional sueco do Benfica e os blues parecem dispostos a pagarem os 30 milhões de euros da sua cláusula. Isto, porém, não convence totalmente a SAD encarnada, que pretende continuar a contar com o jovem de 22 anos e só admitem a venda se os ingleses pagarem os 30 milhões a pronto.
Outro central com mercado é o brasileiro Jardel. O Benfica chegou a acordo com a empresa Traffic para a compra dos restantes 50% do seu passe e poderiam negociá-lo agora para Itália ou Espanha, onde tem mais mercado.
Também o médio grego Samaris parece ter o seu futuro traçado. Com a chegada de Danilo, o internacional helénico vê o seu espaço mais reduzido no onze e a SAD pretende também recuperar alguma parte dos 10 milhões investidos na sua contratação. E depois há ainda casos como os de Carcela e Taarabt, com quem Rui Vitória não conta e que também têm emblemas interessados.