Nuno Gomes viu convite como uma despromoção e recusou ficar
Antigo jogador deixa o clube desiludido com a forma como o processo foi conduzido. Conversa com Vieira amenizou mal-estar
Nuno Gomes decidiu ontem deixar o Benfica, tendo recusado os convites que lhe foram formulados para permanecer no clube por considerar que se tratava de uma despromoção, tendo em conta as responsabilidades que teve nos últimos dois anos na direção dos escalões de formação do clube, no Seixal. A saída foi imediata, não assegurando sequer a transição para Pedro Mil-Homens - o novo diretor-geral do Caixa Futebol Campus - até final do ano, tal como era pretensão da SAD encarnada.
A decisão foi comunicada ontem pelo antigo futebolista numa reunião mantida com Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD encarnada que está a conduzir o processo de reformulação da estrutura da formação. Após um período em que esteve a pensar sobre o que lhe foi proposto, Nuno Gomes optou pela saída.
Há no entanto versões diferentes sobre o que esteve em cima da mesa. Isto porque fonte oficial dos encarnados disse ao DN que foi sugerido a Nuno Gomes que continuasse no Seixal na área da formação, numa espécie de braço direito de Pedro Mil-Homens, ou em alternativa regressasse ao cargo de diretor para as relações internacionais.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Destas duas opções, fonte próxima do jogador garantiu que só esteve em cima da mesa a última, que acabou por ser rejeitada por o ex-jogador considerar tratar-se de um passo atrás, ainda para mais quando, nos dois anos em que esteve à frente do Caixa Futebol Campus, Nuno Gomes procurou valorizar-se ao tirar uma licenciatura em Gestão Desportiva, além de um curso da UEFA.
Nuno Gomes, sabe o DN, deixa o Benfica desiludido com a forma como todo o processo foi conduzido. Isto porque há cerca de três meses, quando surgiram as primeiras notícias sobre a possibilidade de Pedro Mil-Homens entrar no Seixal, confrontou os responsáveis da SAD sobre o assunto, algo que fonte próxima do ex-atleta revelou ter sido desmentido, ao mesmo tempo que foi reiterada a confiança de toda a estrutura encarnada nas suas capacidades.
O Benfica não confirmou esta versão, nem o facto de o presidente Luís Filipe Vieira apenas ontem, já depois de consumado o divórcio, ter falado pela primeira vez do assunto com Nuno Gomes, que, curiosamente, há dois anos foi escolhido pelo próprio líder dos encarnados. Ao que o DN apurou, essa conversa terá permitido esclarecer alguns pontos divergentes e servido para amenizar o ambiente tenso que terá afetado momentaneamente a relação entre ambos. É bom lembrar que foi Vieira que o fez regressar ao clube em 2002 depois da falência da Fiorentina, tendo igualmente promovido o regresso de Nuno Gomes depois de terminar a carreira de futebolista, em 2014, para assumir o cargo de diretor das relações internacionais do clube.
Fonte benfiquista deixou claro ao DN que o clube está "agradecido e reconhecido" pelo trabalho desenvolvido pelo antigo capitão enquanto diretor do centro de estágio do Seixal, explicando que Nuno Gomes "entendeu seguir outro caminho e abraçar novos desafios, apostando na sua formação", após dois anos como diretor de toda a formação dos encarnados. Nesse sentido, garantiu que, "tendo em conta a identificação que tem com todo projeto, Nuno Gomes terá sempre as portas abertas para regressar".
Mil-Homens mais abrangente
Pedro Mil-Homens já está, entretanto, em funções no Caixa Futebol Campus, tendo inclusive surgido ao lado de Luís Filipe Vieira na bancada do campo principal a assistir ao jogo de terça-feira do Benfica B com o CSKA Moscovo, a contar para a Youth League.
A experiência e conhecimento do professor universitário, de 58 anos, na área da formação - durante uma década, até 2013, dirigiu a academia do Sporting - foi considerada fundamental para a reformulação do projeto do Benfica, que está agora em fase de expansão, com o aumento da capacidade do Caixa Futebol Campus, cujas obras decorrem.
Segundo fonte oficial dos encarnados, essa "reestruturação do centro de estágio obriga a uma reconfiguração de toda a estrutura da formação", na qual Pedro Mil-Homens irá ter como tarefa "estabelecer a interligação" desta infraestrutura "com o polo de ensino" que começará a ser construído em breve no Seixal, e ainda com "o Centro de Alto Rendimento que irá nascer em Oeiras" e irá servir as modalidades do clube, sobretudo as relacionadas com o Projeto Olímpico dos encarnados.
Pedro Mil-Homens é doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH), tendo desempenhado o cargo de diretor do Estádio Universitário de Lisboa entre 1997 e 2000. Foi ainda coordenador científico do curso de mestrado em Treino do Jovem Atleta e diretor do Laboratório de Otimização do Rendimento Desportivo na FMH.
Entretanto, em aberto fica agora a possibilidade de entrar um novo elemento na estrutura para ser braço direito de Pedro Mil-Homens. Certo ainda é que em breve será anunciado o nome de um ex--jogador do Benfica que irá assumir o cargo de relações internacionais, função que ontem foi declinada por Nuno Gomes.