"Lindelöf pode ser um dos melhores se trabalhar bem com Mourinho"

Henrik Larsson, antigo internacional sueco e ex-jogador do Manchester United, acredita que o compatriota pode ser uma das figuras dos red devils, caso se concretize a venda ao emblema inglês durante o mês de janeiro
Publicado a

Lindelöf é o grande objetivo do Manchester United de José Mourinho para janeiro, altura da reabertura de mercado. Entre o Benfica e o clube inglês já decorrem negociações e os adeptos dos red devils já especulam sobre a mais valia do jovem de 22 nos. Estará o sueco preparado para um clube como o Manchester United? Esta é a pergunta que quase todos fazem. Henrik Larsson, antiga estrela do United, diz ao DN que o seu compatriota está pronto para este desafio e que terá mesmo a oportunidade de se tornar um dos melhores do mundo sob o comando de José Mourinho.

"Já joga a alto nível, por isso está preparado para um clube como o Manchester United. Está num clube como o Benfica e é também primeira opção na seleção da Suécia, agora será tudo um caso de adaptação a um estilo de futebol diferente", disse Larsson ao DN, garantindo que a questão da adaptação não será difícil para Lindelöf.

"Nós somos um povo com muita facilidade de adaptação, seja no futebol ou em qualquer outra atividade. Considero os suecos um povo muito preparado para assumir qualquer tipo de desafio e não será difícil Lindelöf adaptar-se ao estilo do futebol inglês", considerou, salientando que também Zlatan Ibrahimovic, a estrela sueca que joga no Manchester United, poderá ajudar também na integração do defesa.

"Já se conhecem da seleção e o Zlatan será certamente uma boa ajuda. É sempre mais fácil adaptar-nos quando conhecemos o clube, a cidade ou alguém que jogue no mesmo clube. No caso do Lindelöf será o Zlatan", disse o antigo jogador e atualmente treinador.

Tentou contratá-lo há dois anos

Henrik Larsson é um admirador das qualidades de Lindelöf. Aliás, o treinador de 45 anos revelou mesmo ao DN que já tentara a sua contratação ao Benfica... mas que não foi bem sucedido.

"Lindelöf tem a capacidade de fazer mais do que uma posição na equipa [no Benfica já jogou a médio defensivo, lateral direito e defesa central], o que é excelente, e em todas elas a um nível bastante alto. Conheço-o há algum tempo e há dois anos foi um nome que surgiu como alvo para a minha equipa e procurámos saber se poderia vir. Infelizmente não conseguimos", afirmou, desvalorizando alguns erros de Lindelöf nesta temporada ao serviço do Benfica.

"Ninguém consegue estar sempre na forma ideal. Fez um ano incrível pelo Benfica e pela seleção. Não acompanhei todos os seus jogos esta temporada, mas o talento está lá, os alegados erros todos cometem, é perfeitamente natural, ainda por cima para um jovem como ele", disse.

Aprender com o Special One

Além de Zlatan Ibrahimovic, Lindelöf poderá também encontrar José Mourinho no Manchester United. O agora treinador Larsson considera que aprender com o Special One será "excelente" para o defesa sueco.

"José Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo, basta ver tudo aquilo que já ganhou. Se trabalhar bem com ele pode ser um dos melhores do mundo. Tem um talento enorme, é muito rápido para um defesa, saber ler muito bem o jogo, tem tudo o que um treinador procura para um jogador da sua posição, por isso acredito que será ainda melhor nos próximos anos", salientou, elogiando também o trabalho feito pelo Benfica com Lindelöf.

"Vieram contratá-lo muito cedo à Suécia, embora hoje em dia seja já muito normal contratar-se jovens para a formação. Mas tem de se dar mérito ao trabalho feito pelo Benfica, que fez crescer Lindelöf. É um clube que se tem destacado na formação de jovens jogadores e o Lindelöf é mais uma prova disso", concluiu o sueco.

Transferência ainda por fechar

O interesse do Manchester United em Lindelöf é real, mas até ao momento ainda não há um entendimento total para a transferência. A SAD do Benfica começou por pedir 60 milhões de euros, valores que os red devils nunca se revelaram dispostos a pagar. A primeira oferta, como o DN revelou, foi de 35 milhões de euros, sendo que o negócio poderá fazer-se por uma verba na ordem dos 45 milhões, já com bónus incluídos.

Alguns jornais ingleses davam ontem conta do negócio poder ser oficializado pelos dois emblemas nas próximas horas, definindo mesmo o número da camisola que o internacional sueco irá utilizar ao serviço do Manchester United: o 2. O número 14, que atualmente usa no Benfica, está na posse do extremo inglês Lingard.

Diário de Notícias
www.dn.pt