Benfica vence Oliveirense e conquista a Elite Cup de hóquei em patins

Benfica vence Oliveirense e conquista a Elite Cup de hóquei em patins

Os encarnados venceram por 3-2 e juntaram o troféu ao conquistado pela equipa feminina, que derrotou a Sanjoanense, na final, por 5-3.
Publicado a
Atualizado a

O Benfica conquistou este domingo Elite Cup de hóquei em patins nas vertentes masculina e feminina, competição de abertura da época que se realizou em Odivelas.

Na final de homens, os encarnados venceram a Oliveirense por 3-2, numa final em que Roberto di Benedetto esteve em evidência a marcar e Pedro Henriques a defender.

O francês Roberto di Benedetto abriu o marcador aos cinco minutos, com um remate que surpreendeu o guarda-redes Xano Edo, e nove minutos volvidos as 'águias' aumentaram a vantagem para 2-0 por Gonçalo Pinto, que encostou a passe de Diogo Pinto.

Marc Torra falhou um penálti, na sequência de um cartão azul mostrado a Edu Castro, aos 19 minutos, mas o espanhol redimiu-se no minuto seguinte ao marcar para a Oliveirense, colocando o marcador na diferença mínima (2-1).

Ao contrário do jogo das meias-finais com o FC Porto, que ditou a eliminação dos campeões nacionais, a formação nortenha revelaria alguma ineficácia na finalização, muito por culpa do mérito do guarda-redes 'encarnado' Pedro Henriques.

Na segunda parte, entrou melhor o Benfica e aumentou a vantagem, novamente por Roberto di Benedetto (3-1), aos 30 minutos, com um remate que voltou a surpreender o guarda-redes Xano Edo.

A Oliveirense reagiu de pronto ao golo sofrido, partindo com mais perigo para a baliza 'encarnada', enquanto o Benfica evidenciava alguma dificuldade na concretização, desperdiçando várias oportunidades para marcar.

A empurrar o Benfica para a sua meia pista, a Oliveirense reduziu para 3-2 por Bruno di Benedetto, irmão de Roberto, mas mesmo a apostar no '5x4' não conseguiu chegar ao empate.

Em femininos, o Benfica venceu a Sanjoanense, por 5-3, e conquistou o troféu pela terceira vez consecutiva.

FOTO: SL Benfica

Após a guarda-redes Maria Vieira ter negado à Sanjoanense um golo de livre direto, na sequência de um cartão azul mostrado a Rita Batista, o Benfica colocou-se em vantagem por Maria Sofia Silva (1-0), a seis minutos do intervalo.

O conjunto orientado por Paulo Almeida entrou da melhor forma no segundo tempo, com Maria Sofia Silva a bisar para o 2-0, com apenas 40 segundos decorridos no relógio.

No entanto, a Sanjoanense, embora tenha falhado a finalização de um livre direto por azul mostrado a Marlene Sousa, ainda em 'power play' (vantagem numérica), logrou reduzir para 2-1 por intermédio de Catarina Costa, aos 33 minutos.

Animada pelo golo, a equipa nortenha conseguiu a reviravolta nos minutos seguintes, com Joana Rodrigues a empatar 2-2, aos 35 minutos, e Catarina Costa a fazer o 3-2, aos 37, na recarga a um livre direto.

Obrigadas a patinar atrás do prejuízo, as 'águias' reagiram e foi, mais uma vez, Maria Sofia Silva que, com o terceiro da conta pessoal, estabeleceu o empate 3-3, aos 44 minutos.

Os minutos finais do encontro foram intensos, com o Benfica a recuperar a liderança do marcador com um golo da espanhola Aimée Blackman (4-3), aos 48 minutos, e a fechar as contas no último segundo por Marlene Sousa (5-3).

"Foi um grande jogo para uma grande final e o Benfica acaba por ganhar bem porque carregou durante todo o tempo. Estivemos sempre à frente do marcador, independentemente de elas conseguirem, na segunda parte, passar do 2-0 para o 2-3, mas a minha equipa acredita sempre até ao fim. Acho que a vitória é justa do Benfica, com uma grande equipa do outro lado", disse o treinador 'encarnado' Paulo Almeida.

A capitã do Benfica, Marlene Sousa, explicou que a Sanjoanense é uma equipa "muito especial" para si, dado que foi nesse emblema que fez toda a sua formação, e salientou que "foi um grande jogo de hóquei em patins no qual houve de tudo".

"Foi uma vitória muito suada, mas é assim também que se definem as grandes equipas e ir à procura do resultado quando as coisas começam a não correr bem. E assim foi. Muita mística dentro do campo, lutar até ao fim e o Benfica está de parabéns por ter conseguido mais uma vitória e revalidado este título", disse.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt