Benfica sofre mas vence Casa Pia com Chalana na camisola

Encarnados somam mais um triunfo frente ao Casa Pia e mantêm registo 100% vitorioso. Grimaldo saiu lesionado e Otamendi foi expulso nos descontos.

O Benfica venceu este domingo o Casa Pia por 1-0, em jogo a contar para a segunda jornada da Liga Bwin. Com este resultado, os encarnados somam mais uma vitória ao registo que trazem desde a pré-época.

Mas o encontro não começou favorável à equipa das águias, que entrou em campo com camisolas a homenagear Fernando Chalana, que morreu na quarta-feira. No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, o Casa Pia entrou forte, tentando impor o seu jogo e não dando muito espaço ao Benfica, sujeitando os jogadores encarnados a um jogo de paciência.

Perante uma equipa organizada, o Benfica ia trocando a bola de forma rápida, mas o problema era a finalização. O momento de maior perigo em toda a primeira parte chegou aos 24 minutos, quando Gonçalo Ramos, em desequilíbrio, fez um desvio muito fraco para a baliza defendida por Ricardo Baptista, permitindo ao central João Nunes cortar a bola mesmo em cima da linha de golo.

Aos 33", Rafa tentou a sua sorte, atirando forte à figura do guardião do Casa Pia. Do lado dos gansos, o desperdício e a falta de oportunidades também marcaram a primeira metade do encontro. Tirando contra-ataques rápidos conduzidos pelo nigeriano Godwin - que ia causando calafrios à defesa encarnada - , mas sem grandes consequências. Em cima do intervalo, o extremo tentou a sua sorte, depois de uma jogada de futebol rápido, mas rematou à figura de Odysseas Vlachodimos. Tudo empatado no final dos primeiros 45 minutos.

Insatisfeito com a prestação da sua equipa, que tem demonstrado acutilâcia ofensiva nos jogos que já fez até ao momento, Roger Schmidt fez a primeira alteração logo ao intervalo, substituindo o lateral-direito Gilberto pelo reforço Alexander Bah, que veio agitar o corredor direito das águias, em parceria com Diogo Gonçalves, a maior surpresa do onze inicial encarnado.

No entanto, do lado contrário a toada mantinha-se e o Casa Pia mostrou personalidade e ia aparecendo com perigo junto à área do Benfica. Aos 55", Godwin teve mesmo nos pés a oportunidade de marcar, mas desperdiçou a oportunidade, num lance individual em que, dentro da área, tirou Otamendi da frente e fintou Morato. Ao rematar, a bola foi intercetada por Otamendi, impedindo assim o 1-0 para a equipa da casa.

Por fim, um golo

Minutos depois, aos 58", Gonçalo Ramos fazia o 1-0 para as águias.

Numa jogada iniciada por Enzo Fernández, João Mário lançou Rafa no corredor direito, que cruzou rasteiro para o interior da área. Com alguma confusão à mistura, Gonçalo Ramos aproveitou a oportunidade, antecipou-se ao defesa João Nunes e inaugurou o marcador. Nos festejos, o jovem avançado formado no Seixal dedicou o golo a Chalana.

Antes do final do encontro, Rafa tentou a sua sorte, com um remate forte, mas a bola saiu por cima.

Já na reta final do jogo, Alejandro Grimaldo saiu lesionado, depois de muitas queixas físicas, sendo substituído por Vertonghen. Minutos depois, o defesa central Otamendi foi expulso por acumulação de amarelos, depois de travar um contra-ataque do Casa Pia.

Com este resultado, o Benfica soma agora duas vitórias em outros tantos jogos no campeonato e está provisoriamente isolado no topo da classificação.

rui.godinho@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG