Benfica sagra-se pentacampeão nacional de futebol feminino
A equipa do Benfica conquistou este sábado o quinto título de campeã nacional de futebol feminino ao vencer, em Gaia, o Valadares Gaia por 3-0, em jogo da 20.ª jornada do campeonato nacional.
A precisar apenas de um empate para fazer a festa do pentacampeonato, as encarnadas abriram o marcador pela nigeriana Christie Ucheibe aos 29 minutos, tendo a espanhola Cristina Martin-Prieto aumentado a vantagem ainda antes do intervalo.
No segundo tempo, a média Beatriz Cameirão fez o terceiro golo que terminou com as dúvidas que pudessem haver quanto o vencedor da partida.
Depois da conquista da Taça da Liga, a equipa do Benfica orientada por Filipa Patão conquista agora o campeonato, competição que venceu sempre desde que a primeira participação na época 2019/20, que não terminou devido à pandemia de covid-19. As encarnadas ainda podem repetir a época passada, quando conquistaram as três competições, uma vez que ainda vão disputar as meias-finais da Taça de Portugal, precisamente com o Valadares Gaia, podendo em caso de triunfo seguir para a final.
Este título permite ainda ao Benfica garantir desde já a entrada direta na Liga dos Campeões feminina do próximo ano, sem ter de passar por uma pré-eliminatória, como havia acontecido até agora.
O Benfica consolidou ainda o segundo lugar dos clubes com mais títulos de campeão nacional de futebol feminino, com cinco, só superado pelo .º de Dezembro, que contabiliza 12. Em terceiro estão Boavista e Gatões, com três campeonatos conquistados, seguindo-se Sporting, Futebol Benfica e Atlético Ouriense, com dois, enquanto Sp. Braga e Lobão somam um título cada.
Filipa Patão: "É muito saboroso conseguirmos fazer história"
Filipa Patão, treinadora do Benfica, atribuiu a conquista histórica do pentacampeonato à entrega e caráter do grupo.
“É muito saboroso conseguirmos fazer história. Não me canso de repetir, e essa foi uma frase importante, que, ainda que nos tentam cortar as asas no início, vamos sempre depois voar mais alto”, disse Filipa Patão, já depois de escutado o tradicional hino de consagração aos campeões, cantado pelas jogadores e adeptos do Benfica, em maioria em Gaia.
Para a treinadora que liderou a equipa nos títulos que conduziram ao pentacampeonato, “seria impossível a qualquer treinador ter sucesso sem um grande grupo de jogadoras”. “Sou, talvez, a pessoa menos responsável por isto, porque temos um grande grupo de jogadoras e uma equipa de trabalho muito competente”, sublinhou.
Filipa Patão deu como exemplo a aposta que o grupo está a fazer na conquista do triplete, depois de arrebatados o campeonato e a Taça da Liga. “Estamos agora a festejar, mas a partir de amanhã as jogadoras já estão a pensar no próximo troféu que podemos conquistar e nesse duplo confronto com o Valadares para a meia-final da Taça de Portugal”, referiu, já depois de regada a champanhe pelas suas jogadoras em pleno relvado.
Sobre o feito agora alcançado, a treinadora de 36 anos dedicou o pentacampeonato aos pais, aos impulsionadores do futebol feminino no Benfica e ao presidente Rui Costa, pelas condições proporcionadas à equipa.
“Este grupo teve muito caráter, e esse foi um dos segredos, mas o objetivo é fazer sempre melhor”, concluiu Filipa Patão, antes de se juntar à equipa num festejo entretanto transportado para o balneário.
*Com Lusa