Benfica campeão de futsal após vitória na 'negra' em casa do rival Sporting
O Benfica sagrou-se deste domingo, 29 de junho, campeão português de futsal pela nona vez, ao vencer o Sporting, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, por 4-3, quebrando o ciclo de quatro títulos dos rivais.
Os ‘encarnados’ reconquistaram um título que lhes escapava desde 2018/19, depois de uma final em que começaram a vencer, no terreno dos ‘leões’, permitiram a reviravolta aos tetracampeões e acabaram por forçar a ‘negra’, ao vencerem em casa.
No jogo decisivo, este domingo, o Sporting abriu uma vantagem de dois golos e chegou na frente ao intervalo (2-1). Zicky (3') e Merlim (8') marcaram para os leões; Diego Nunes (18') reduziu a desvantagem do Benfica.
Na segunda parte, as águias aproveitaram um período em superioridade numérica para restabelecer o empate no João Rocha, com Arthur a rematar cruzado para o fundo da baliza de Gonçalo Portugal.
O Sporting voltou a adiantar-se por Taynan, mas o Benfica acabaria por operar a reviravolta decisiva nos últimos quatro minutos: primeiro com um golo de Diego Nunes, a jogar como guarda-redes avançado; o golo que valeu o título foi marcado por Afonso Jesus, em desvio após remate do guarda-redes Léo Gugiel, de muito longe, a carimbar a mudança de campeão no futsal português.
O Benfica mantém-se no segundo lugar no palmarés do campeonato, com nove títulos, menos 10 do que os ‘leões’, que este ano aspiravam a um inédito pentacampeonato na modalidade, após os triunfos na Taça de Portugal e na Taça da Liga.