Thiago Almada marcou pela Argentina no último compromisso da campeã do mundo.
Thiago Almada marcou pela Argentina no último compromisso da campeã do mundo.Asociación del Fútbol Argentino

Benfica acelera reforços com Thiago Almada e Obrador e encaminha saídas de Kokçu e Carreras

Com acordos de princípio com o médio argentino e com o defesa espanhol, os encarnados avançam por mais reforços e preparam despedidas de Carreras (Real Madrid) e do médio turco, sondado pelo Besiktas.
Publicado a
Atualizado a

Os próximos dias deverão ser decisivos para o que será o futuro plantel do Benfica na próxima época. Após acertar a contratação de Amar Dedić (10 milhões de euros, vindo do Red Bull Salzburg-AUS), os encarnados ficaram, nesta quarta-feira (9), mais próximos de assegurar como reforços o médio Thiago Almada, do Lyon, e o defesa Rafael Obrador, do Real Madrid.

Por outro lado, Álvaro Carreras encaminhou a sua ida para o clube merengue, enquanto Orkun Kokçu já abriu negociações por um regresso ao seu país, nomeadamente para o Besiktas. Anteriormente nesta semana, recorde-se, a saída de Renato Sanches também já havia sido confirmada, dando fim a uma segunda passagem frustrante na Luz.

A transferência mais bombástica - e já falada há algumas semanas no mercado da bola - é a chegada de Thiago Almada, campeão mundial pela Argentina em 2022, vencedor da Libertadores e campeão do Brasileirão pelo Botafogo no ano passado. Após a passagem de sucesso pelo Fogão, à época comandado por Artur Jorge, o médio transferiu-se para outro clube que tem como acionista principal o norte-americano John Textor, o Lyon, da França, em janeiro deste ano.

Aos 24 anos, Thiago Almada é um médio ofensivo que pode jogar em todas as posições do ataque, seja como "10", extremo ou até como "falso nove". No Botafogo de Artur Jorge, Thiago Almada impressionou pelos seus dribles curtos e capacidade de construção de jogadas, constantemente invertendo posições com os outros dois jogadores da mesma faixa de campo, Luiz Henrique (atualmente no Zenit-RUS) e o venezuelano Jefferson Savarino.

Na seleção argentina, Thiago Almada costuma ser o substituto de Lionel Messi quando o veterano craque não está em campo. Na última partida da equipa comandada por Lionel Scaloni, no entanto (frente a Colômbia, a 11 de junho), o possível novo reforço do Benfica atuou ao lado do jogador do Inter Miami, tendo inclusivamente marcado o golo da Argentina na partida, que acabou empatada 1-1. Almada também já havia balançado as redes pela seleção dois meses antes, a 31 de março, quando marcou o golo da vitória de sua seleção frente ao Uruguai, em Montevidéu (0 - 1).

De acordo com informações avançadas pelo jornalista italiano especializado no mercado de transferências, Nicolò Schira, os encarnados já chegaram a um acordo verbal com o argentino para um contrato de cinco anos, válido até 2030.

A mesma fonte indica, no entanto, que ainda falta o acerto com o próprio Lyon, que, também nesta quarta-feira, conseguiu manter-se na primeira divisão após o Comité de Recurso da Direção Nacional de Controle de Gestão da liga francesa anular a decisão da despromoção do clube. Pelo que noticiou A Bola, o Benfica não tenciona chegar perto dos 35 milhões desejados por Textor pelo médio ofensivo, tampouco dos 40 milhões iniciais.

A última proposta do clube português, segundo o Record, foi de 26 milhões por 60% do passe. Se confirmada a transação, seria a maior da história do Benfica, superando os 25 milhões pagos por Orkan Kokçu, em 2023, quando o atual camisola 10 encarnado se juntou ao clube vindo do Feyernoord, dos Países Baixos.

Ainda no que tange a reforços na Luz, outro próximo de acerto é o lateral-esquerdo Rafael Obrador, do Real Madrid, e que esteve emprestado ao Deportivo na última temporada. Segundo informações de Fabrizio Romano, jornalista especializado no mercado de transferências, o espanhol de 21 anos chegou a um acordo com o Benfica, tendo o clube português sinalizado com o pagamento de cinco milhões de euros ao Real Madrid, que fica com uma cláusula de recompra.

Nas redes sociais, Obrador já se despediu do clube em que atuava, os galegos do Deportivo da Corunha.

Saídas

Se algumas chegadas estão próximas de se concretizar, é possível dizer o mesmo sobre partidas. Fabrizio Romano também avança que Kokçu, já mencionado como maior contratação da história do Benfica até ao momento, pode estar próximo da saída após uma passagem que abaixo das expectativas na Luz.

O jornalista italiano adianta que o médio turco quer regressar ao seu país, tendo sinalizado a Rui Costa que pretende juntar-se ao Besiktas. As negociações entre ambos os clubes já terão começado, com o Benfica a querer garantir uma compensação financeira não só para um retorno fora de campo - já que dentro o turco não correspondeu - mas também para seguir disposto a "abrir os bolsos" no mercado.

Outro que finalmente teve sua saída encaminhada, e também de acordo com informações de Fabrizio Romano, em negociação "casada" por Rafael Obrador, foi Álvaro Carreras. O jornal espanhol A Marca avança que o negócio deverá ser concretizado por 40 milhões de euros, com um dos principais jogadores do plantel comandado por Bruno Lage na última temporada a juntar-se enfim ao Real Madrid na próxima semana.

Caso se concretizem as transferências de Kokçu e Carreras, a dupla junta-se a Renato Sanches, Dí María, Arthur Cabral, Jurásek, Meitê e Amdouni, outros elementos do plantel que já deixaram a Luz.

Thiago Almada marcou pela Argentina no último compromisso da campeã do mundo.
Sporting. Novela Gyökeres está cada vez mais perto do fim
Thiago Almada marcou pela Argentina no último compromisso da campeã do mundo.
Renato Sanches está de saída do Benfica

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt