Florian Wirtz marcou um golo à França passados apenas sete segundos do apito inicial.
Florian Wirtz marcou um golo à França passados apenas sete segundos do apito inicial.FRANCK FIFE / AFP

Áustria e Alemanha marcam dois dos golos mais rápidos da história do futebol

Em jogos separados, austríacos e alemães entraram para a história ao não precisarem, sequer, de dez segundos para chegar à vantagem.
Publicado a
Atualizado a

Dois dos golos mais rápidos da história de futebol profissional foram marcados este sábado.

Primeiro, pelo austríaco Christoph Baumgartner, que marcou em menos de sete segundos após o pontapé de saída (as fontes divergem no segundo exato do golo, com a AFP a atribuir 7 segundos e a Reuters apenas 6). 

Num jogo amigável em Bratislava, frente à Eslováquia, Baumgartner, de 24 anos, passou por toda a defesa da casa desde o pontapé inicial e disparou a 25 metros da baliza de Martin Dubravka.

A federação austríaca assume o golo de Baumgartner como o mais rápido da história do futebol internacional de seleções, que estava na posse de Lukas Podolski, que demorou sete segundos a marcar pela Alemanha contra o Equador em maio de 2013. 

E foi precisamente um alemão a assinar o outro golo relâmpago desta noite. No particular França-Alemanha, em Lyon, Florian Wirtz, jogador do Leverkusen, bateu o guarda-redes gaulês Brice Samba apenas sete segundos após o início do jogo, enquanto os selecionadores ainda se cumprimentavam junto à linha lateral.

O golo mais rápido marcado num Campeonato do Mundo foi o de Hakan Sukur, da Turquia, contra a Coreia do Sul, em 2002, aos 11 segundos.

No entanto, se se incluir o futebol amador, o recorde reconhecido pelo Guiness pertence a Marc Burrows. O golo foi marcado num jogo entre o Cowes Sports e o Eastleigh Reserves. Neste encontro, Burrows surpreendeu tudo e todos e marcou 2,56 segundos após o apito inicial.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt