As imagens impressionantes de Jincheng Guo, o nadador paralímpico chinês sem braços que bate recordes a alta velocidade
Sem braços, sem tirar praticamente a cabeça debaixo de água e a uma velocidade que parece um míssil. O nadador chinês Jincheng Guo está a ser um dos grandes destaques dos Jogos Paralímpicos de Paris2024, competição onde já ganhou cinco medalhas (três ouros e duas pratas), além de ter batido dois recordes do mundo (50 mariposa e 50 estilos).
Os vídeos do atleta, que não usa touca e prefere rapar o cabelo antes das provas, tornaram-se virais nas redes sociais, com comparações a um torpedo ou míssil tal a velocidade com que nada, batendo as pernas a um ritmo alucinante. Nos 50 metros livres fez o tempo de 29s33.
Jincheng Guo, que começou na natação em 2012, consegue percorrer os 50 metros da piscina praticamente ser tirar a cabeça de dentro da água. Com apenas 23 anos, já tinha dado nas vistas nos Mundiais do ano passado, em Manchester, onde conquistou quatro ouros, duas pratas e um bronze.
"Poucos nadadores seriam capazes disto. Gostava de ver um nadador olímpico a nadar só com os pés e ver quantos faziam esta marca. É como um míssil. A sua forma de nadar, a potência das pernas e dos abdominais é brutal. Aeorodinamicamente na água é perfeito", disse Laureano Gil, treinador espanhol, citado pelo jornal Marca.
"Há 11 anos que nado desta maneira. O meu treinador gosta. Estou habituado a fazê-lo nos treinos. Preparei-me bem para estes Jogos e sabia que poderia nadar desta maneira e ter sucesso", referiu.