António Silva no top 10 dos sub-21 mais valiosos do mundo
O central benfiquista António Silva, 19 anos, é o oitavo jogador mais valioso do mundo abaixo dos 21 anos, de acordo com um estudo elaborado pelo Football Benchmark, plataforma que analisa o valor de mercado dos jogadores de futebol segundo indicadores que vão do rendimento desportivo ao tempo de utilização, passando pelas cláusulas de rescisão.
O defesa, já internacional português, está avaliado em 62,6 milhões de euros, numa lista que é liderada pelo médio inglês Jude Bellingham, do Real Madrid (153,9M). O pódio fica completo com Jamal Musiala, do Bayern Munique (144M), e Gavi, do Barcelona (135,6M).
António Silva teve uma ascensão meteórica no Benfica, e hoje em dia é já seguido de perto por vários tubarões europeus, do Manchester United ao PSG, passando pelo Liverpool e Juventus. Para o segurar, a SAD do Benfica renovou-lhe o contrato há cerca de um ano (que contemplou uma melhoria salarial significativa), estando agora ligado ao clube até 2027 e preso por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Ao lado de João Neves, outro produto da formação do Benfica que se assumiu como titular na época passada e que também já se estreou na seleção nacional, o central integra a restrita lista de 25 jogadores candidatos ao prémio Golden Boy, troféu entregue pelo jornal italiano Tuttosport ao melhor jogador sub-21 do mundo.
No estudo do Football Benchmark, António Silva é o jogador mais valioso do campeonato português, e encabeça a lista dos mais caros fora das Big 5. Como curiosidade, neste ranking composto por 10 nomes onde não entram futebolistas que atuam nas ligas inglesa, espanhola, italiana, francesa e italiana, há oito jogadores que jogam em emblemas portugueses.
Além de António Silva, que lidera a lista com um valor de mercado de 62,6 milhões euros, estão ainda neste ranking Diogo Costa (FC Porto, 57,7M), Kökçü (Benfica, 38,8M), Gonçalo Inácio (Sporting, 37,2M), Evanilson (FC Porto, 33,5M), Marcus Edwards (Sporting, 32,9M), Pedro Gonçalves (Sporting, 31,8M) e Florentino Luís (Benfica, 29,5M).
António Silva, nascido em Viseu, chegou ao Benfica na época 2015-16, como iniciado. Em 2021/22 fez parte da equipa que conquistou a UEFA Youth League (a Liga dos Campeões dos juniores, com uma vitória robusta sobre o RB Salzburgo por 6-0), sagrando-se ainda campeão nacional de juniores e campeão europeu de sub-19 nessa mesma temporada.
A 27 de agosto de 2022, com 18 anos, e aproveitando a escassez de defesas centrais na equipa principal, devido a lesões, estreou-se na equipa principal do Benfica, num jogo do campeonato frente ao Boavista. Convenceu o treinador Roger Schmidt e acabou por ser um dos destaques da equipa que se sagrou nacional na época transata. Antes, em dezembro de 2022, integrou o lote de convocados de Fernando Santos para o Mundial do Qatar.
Silva tem sido alvo de muitos elogios, sendo unânime a grande maturidade que revela dentro do campo apesar da sua idade. "É jovem e esta a jogar bem. Já jogou uns quantos jogos, e já mostrou a sua qualidade na Champions. Ele mostrou que pode ser confiável ao mais alto nível. A defesa tem estado bem e isso ajuda o jogador, fica mais fácil que mostre a sua qualidade. O António é um grande talento e faz parte de uma equipa que também está bem", disse Roger Schmidt há sensivelmente um ano, antes de um jogo da Champions frente ao PSG.
Desde que se estreou com a camisola da equipa principal do Benfica, em agosto de 2022, o defesa central já soma um total de 53 jogos e tem seis golos marcados.
No estudo do Football Benchmark, a lista dos mais valiosos do mundo (incluindo as Big 5) é encabeçada por Erling Haaland, avançado norueguês do Manchester City, que está avaliado em 196,1 milhões de euros. Seguem-se Kylian Mbappé (PSG, 167,7M) e Vinícius Júnior (Real Madrid, 163,5M). Não há nenhum jogador português na lista dos 10 jogadores mais valiosos do futebol mundial.
nuno.fernandes@dn.pt