Anselmi: "O FC Porto que queremos construir não aceita faltas de compromisso"
O treinador do FC Porto, abordou esta sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Estrela da Amadora, os processos disciplinares que recaíram sobre vários jogadores do plantel na sequência da festa de aniversário de Otávio, que se prolongou bem para lá da hora de recolher obrigatório.
Martín Anselmi refletiu sobre o tema e vincou que o regulamento interno é para cumprir, mas salientou que "os regulamentos não medem compromisso". "Este tipo de episódios faz refletir quem é líder, pelo menos no meu caso. O FC Porto, como qualquer instituição, tem um regulamento. Não se cumpriu esse regulamento. Num jogo de futebol marca-se uma falta, neste caso aplicaram-se as multas, correspondentes aos diferentes níveis de falhas dos jogadores. As regras são para isso e parece-me bem. No meu pensamento, o regulamento tem de ser visto como uma obrigação. Responsabilidades. Hoje tivemos sessão de vídeo pelas 10h30 e os jogadores sabem que têm de estar a essa hora. Mas não há regulamento que me garanta que o jogador vai estar concentrado durante a sessão ou com a cabeça em outro lado. Os regulamentos não medem compromisso", começou por dizer o argentino.
"O compromisso não é com Martín Anselmi, mas com o FC Porto, a tarefa, a profissão. O privilégio que tens e o compromisso com os companheiros. O FC Porto que queremos construir não aceita faltas de compromisso. A equipa está sempre acima de todas as coisas, a equipa é o jogador mais importante. Fazer parte de uma equipa leva-te a fazer coisas que não gostas pelo bem coletivo. Também leva ao contrário e deixas de fazer algumas coisas que gostas. Este tipo de episódios concentra o foco da tua equipa em tudo, menos o adversário do fim de semana. Isto tipo de coisas prejudica", prosseguiu.
O FC Porto aplicou processos disciplinares aos futebolistas Danny Namaso, Samu, Tiago Djaló, Otávio Ataíde e William Gomes - Martim Fernandes foi multado, tal como o argentino Nehuén Pérez - por infringirem o regulamento interno do clube em relação à hora de recolhimento obrigatório, ao estarem presentes na festa de celebração do 23.º aniversário de Otávio, que terminou já na madrugada de segunda-feira.
À saída de um espaço de diversão noturna do Porto, alguns futebolistas foram filmados por alegados adeptos azuis e brancos, sendo que essas imagens foram difundidas nas redes sociais e chegaram ao conhecimento da SAD comandada por André Villas-Boas.
O FC Porto, quarto classificado, com 62 pontos, prepara a visita ao Estrela da Amadora, 15.º, com 26, que está agendada para este sábado, às 20:30, no Estádio José Gomes, na Amadora, em encontro da 31.ª ronda do campeonato.