Desporto
12 agosto 2022 às 14h13

Velório de Chalana. Pequeno genial homenageado com uma última incursão pelo flanco esquerdo da Luz

Antigos companheiros de equipa, entre os quais Diamantino Miranda, Shéu Han, Carlos Manuel, Humberto Coelho e Toni, carregaram a urna do pequeno genial até ao relvado.

DN

Fernando Chalana está esta sexta-feira a ser homenageado no Estádio da Luz.

Antigos companheiros de equipa, entre os quais Diamantino Miranda, Shéu Han, Carlos Manuel, Humberto Coelho e Toni, carregaram a urna do pequeno genial até ao flanco esquerdo do relvado, numa alusão à zona do campo em que Chalana tanto brilhava. O plantel principal do Benfica fez a guarda de honra ao antigo internacional português.

Esta cerimónia está a ser presenciada ao vivo por milhares de adeptos, que não quiseram faltar ao último adeus do antigo jogador.

Rui Costa acompanhou a família do antigo futebolista e treinador.

Numa das bancadas, foi estendida uma camisola gigante com o número 10 e a mensagem "Obrigado Chalana".

O presidente do Sporting classificou esta sexta-feira o falecido antigo futebolista do Benfica Chalana como "um adversário magnífico e leal", marcando presença na missa que se seguiu ao velório do antigo internacional português, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

"Morreu um dos maiores do nosso eterno rival e do futebol português. Foi um adversário magnifico e leal. Merece todo o nosso respeito, reconhecimento e admiração", declarou Frederico Varandas aos jornalistas.

O dirigente máximo dos leões transmitiu ainda "sinceros pêsames a todos benfiquistas e à família" do ex-jogador.

Chalana, que vestiu a camisola principal das quinas em 27 vezes ocasiões, morreu na quarta-feira aos 63 anos, tendo feito grande parte da sua carreira no Benfica.

O pequeno genial ou Chalanix está ser ainda homenageado no Estádio do Luz, com o cortejo fúnebre a passar pelo centro do relvado, antes da cerimónia fúnebre, marcada para o cemitério do Alto de São João.

Com início da formação no Barreirense, Chalana chegou ao Benfica em 1974/75, ainda com idade de júnior e mudou-se em 1984/85 para o Bordéus, França, no qual esteve três anos antes de regressar às águias, terminando a carreira com uma época no Belenenses (1990/91) e outra no Estrela da Amadora (1991/92).