Álvaro Pacheco sucede a Paulo Turra como treinador do Vitória de Guimarães

O técnico de 52 anos assinou um contrato válido até 2025 e torna-se no terceiro treinador dos vimaranenses na época em curso.
Publicado a
Atualizado a

O treinador Álvaro Pacheco foi esta quarta-feira apresentado como o sucessor de Paulo Turra no comando do Vitória de Guimarães, numa conferência de imprensa organizada pelo clube da I Liga portuguesa de futebol, no Estádio D. Afonso Henriques.

O técnico de 52 anos assinou um contrato válido até 2025 e torna-se no terceiro treinador dos vimaranenses na época em curso, depois de Moreno, que confirmou a saída em 13 de agosto, após o triunfo sobre o Estrela da Amadora (1-0), na jornada inaugural da I Liga, e está agora no Desportivo de Chaves, e de Paulo Turra, cujos termos da saída não foram ainda oficializados pelos vitorianos.

O treinador natural de Felgueiras volta ao ativo 10 dias depois de ter deixado o Estoril Praia, clube pelo qual registou três vitórias, um empate e quatro derrotas em jogos oficiais, ocupando o 17.º lugar do campeonato, com quatro pontos.

Antes da experiência nos 'canarinhos', o treinador representou o Vizela por três épocas e meia, nas quais contribuiu para as subidas do emblema minhoto à II Liga, na época 2019/20, e ao escalão principal, na época 2020/21, antes de ser parte de uma inédita permanência dos vizelenses na I Liga, na época 2021/22, e de deixar o clube na primeira metade da temporada 2022/23.

Álvaro Pacheco foi ainda treinador principal do Lixa, equipa da sua localidade natal, na época 2011/12, e do Fafe, na temporada 2018/19, tendo, pelo meio, sido adjunto de Miguel Leal no Penafiel, no Moreirense e no Boavista, entre as épocas 2012/13 e 2017/18.

Já Paulo Turra, técnico brasileiro de 49 anos, deixou os minhotos após mês e meio de trabalho, que começou e acabou com vitórias caseiras, sobre o Vizela, em 27 de agosto, para a terceira jornada do campeonato (2-0), e sobre o Estoril Praia, no domingo, para a sétima ronda (3-2), e que registou ainda um empate e três derrotas, uma das quais com o Tondela (1-0), a ditar a eliminação da Taça da Liga.

O Vitória de Guimarães contabiliza duas saídas de treinadores à sétima jornada da I Liga de futebol, após confirmado o despedimento de Paulo Turra, que tinha assumido a equipa na terceira ronda face à saída de Moreno.

Os vimaranenses, que já anunciaram Álvaro Pacheco como sucessor de Turra, iniciaram a época com Moreno, que deixou a equipa após a ronda inaugural e por iniciativa própria, e na segunda jornada já contaram com o interino João Aroso até à chegada de Paulo Turra, técnico brasileiro que foi antigo jogador dos minhotos.

À frente do Vitória, Paulo Turra apenas obteve apenas duas vitórias em seis jogos, num curto percurso em que foi também eliminado da Taça da Liga pelo secundário Tondela.

Antes, ainda com Moreno, a equipa minhota falhou igualmente a presença na Liga Conferência Europa, ao ser afastada na segunda eliminatória de qualificação pelos eslovenos do NK Celje.

Neste arranque do campeonato 2023/24 tem sido o Vitória de Guimarães a 'agitar' o banco em mudanças de treinadores, numa curta lista em que também fazem parte Desportivo de Chaves e Estoril Praia, já com treinadores novos.

Os flavienses viram sair José Gomes à quinta jornada, depois de cinco derrotas na I Liga e a eliminação na primeira ronda da Taça da Liga, com o técnico a ser substituído pelo ex-vimaranense Moreno.

O Estoril Praia deixou de contar com Álvaro Pacheco à sexta jornada, entrando para o seu lugar Vasco Seabra.

À semelhança de Moreno, Álvaro Pacheco vai voltar a assumir uma equipa da Liga, neste caso o Vitória de Guimarães.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt