Alexis Santos bronze nos 200m estilos nos Europeus

Trinta e um anos depois, Portugal voltou a conquistar uma medalha em Campeonatos Europeus de natação, de piscina longa: esta quarta-feira, em Londres, Alexis Santos foi 3.º na final de 200 metros estilos.

É um dia histórico para a natação portuguesa, que desde 1985 não trazia uma medalha de Europeus de piscina longa (50 metros). Em Londres - onde estão a decorrer os Campeonatos da Europa de natação pura, sincronizada e mergulho -, na final de 200m estilos, para a qual também se apurara o português Diogo Carvalho, Alexis Santos lançou-se para a medalha de bronze.

O nadador do Sporting, de 24 anos, completou a prova em 1:59.76 minutos, apenas atrás do grego Andreas Vazaios, que liderou desde início (1:58.18) e do israelita Gal Nevo, que recuperou várias posições na segunda metade da prova (1:59.69). Diogo Carvalho (atleta do Galitos, de 28 anos) chegou aos 150 metros na segunda posição mas acabou fora do pódio, em 5.º lugar (2:00.29).

Antes de Alexis Santos, apenas Alexandre Yokochi - prata nos 200 metros bruços em Sofia 1985 - tinha conquistado uma medalha para Portugal em Europeus de piscina longa.

Tanto o nadador do Sporting como Diogo Carvalho já estão apurados para os Rio 2016 na sua especialidade, os 200 metros estilos. De resto, será a primeira vez que Portugal terá dois nadadores a participar numa mesma disciplina em Jogos Olímpicos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG