Alexander Zverev na final do Open da Austrália após desistência de Novak Djokovic. Vai enfrentar Jannik Sinner
O tenista alemão Alexander Zverev qualificou--se esta sexta-feira para a final do Open da Austrália, o primeiro dos quatro grandes torneios da temporada, após a desistência do sérvio Novak Djokovic. Vai agora enfrentar o italiano Jannik Sinner, número um mundial.
Djokovic, que estava pela 50.ª vez na carreira nas 'meias' de um torneio do Grand Slam, já tinha demonstrado problemas físicos no primeiro parcial, que durou uma hora e 21 minutos.
Zverev, o número dois mundial, venceu o 'set' inicial no 'tie break', por 6--7 (5--7), contra o sérvio de 37 anos, um adversário que nunca tinha derrotado em torneios do Grand Slam.
Djokovic, recordista de títulos do Grand Slam (24) e do Open da Austrália (10) e o atual número sete mundial, dirigiu--se então ao centro do court, onde abraçou o alemão antes de anunciar a desistência do encontro.
Zverev vai marcar presença pela terceira vez na final de um torneio do Grand Slam, depois de ter sido finalista vencido em Roland Garros (2024) e no Open dos Estados Unidos (2020).
O alemão vai defrontar na final o número um mundial, o italiano Jannik Sinner, que derrotou o norte-americano Ben Shelton.
Vencedor em Melbourne em 2024, Sinner, que também venceu o Open dos EUA em 2024, ganhou a Shelton, 20.º do mundo e que estava pela segunda vez nas meias-finais de um torneio do Grand Slam, por 7-6 (7-2), 6-2 e 6-2, em duas horas e 36 minutos.