Alaphilippe vence etapa e é o primeiro camisola amarela do Tour
No final dos 197,8 quilómetros entre Brest e Landerneau, marcados por duas quedas coletivas, a última das quais a envolver o tetracampeão Chris Froome (Israel Start-Up Nation), o campeão do Mundo de fundo foi mais forte e impôs-se com o tempo de 4:39:05 horas, sendo oito segundos mais rápido do que o australiano Michael Matthews (BikeExchange) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), respetivamente segundo e terceiro.
Na geral, o francês lidera com 12 segundos de vantagem sobre Matthews, com o vice-campeão do Tour2020 na terceira posição, a 14.
No domingo, a segunda etapa vai ligar Perros-Guirec ao Muro da Bretanha, na distância de 183,5 quilómetros.
A 45 quilómetros da meta um espetador que empunhava um cartaz e o exibia para as TV's derrubou o ciclista alemão Tony Martin que na altura estava no topo do pelotão que passava por uma série de espetadores entusiastas à beira da estrada.
O piloto da equipa Jumbo caiu, e levou com ele grande número de ciclistas atrás dele. O acidente atrasou a corrida por cinco minutos, enquanto, bicicletas e ciclistas se desemaranhavam. O acidente provocou a primeira desistência do Tour.