Aktürkoglu volta a resolver e deixa o Benfica mais perto da liderança
Foto: Gerardo Santos

Aktürkoglu volta a resolver e deixa o Benfica mais perto da liderança

Golo do internacional turco foi suficiente para garantir os três pontos e reduzir distâncias para o primeiro lugar. Mas o Vitória de Guimarães, bem organizado, obrigou o Benfica a sofrer...
Publicado a
Atualizado a

O Benfica venceu este sábado o Vitória de Guimarães, por 1-0, com golo de Aktürkoglu, resultado que permitiu às águias saltarem para o segundo lugar (com o empate do FC Porto em Famalicão) e encurtarem a distância para o primeiro lugar, estando agora a apenas dois pontos do líder Sporting... mas com um jogo a menos.

Depois de uma semana em que se falou de várias possibilidades para substituir o castigado Kökçü, Leandro Barreiro acabou por ser a aposta de Bruno Lage, enquanto no Vitória registaram-se duas alterações em relação ao último encontro: na defesa, Jorge Fernandes entrou para o lugar do lesionado Borevkovic; no ataque, Nélson Oliveira ‘sentou’ Ramirez - já no aquecimento, Bruno Gaspar, que estava apontado ao onze, sentiu um desconforto muscular, surgindo Alberto Baio entre os titulares.

Dados lançados, bola a rolar, duas equipas muito confiantes, a justificar respeito mútuo - os encarnados a crescer de jogo para jogo, com moralizadoras vitórias, e os minhotos, que se têm apresentado muito organizados defensiva e ofensivamente, a assinarem uma temporada muito interessante.

Com o selecionador nacional de Roberto Martínez na tribuna, e com os adeptos encarnados muito entusiasmados a puxar pela equipa desde o primeiro minuto, o Benfica entrou forte, a pressionar alto, criando dificuldades aos vitorianos, que, fruto de uma boa organização defensiva, procuravam depois, com bola, surpreender o adversário e sair rápido para o ataque - foi na sequência de um desses lances que, aos 5’, Kaio César assinou o primeiro remate do jogo. Certo é que, nos primeiros 15 minutos, apesar de um jogo muito interessante do ponto de vista estratégico, registou-se apenas um remate à baliza.

Di María deu, porém, um primeiro sinal de que as coisas poderiam estar a mudar, de meia distância, com o remate a sair ao lado (25’). Até que, pouco depois (29’), Aktürkoglu fez abanar as redes da baliza de Varela, ao concluir com sucesso, do lado esquerdo mas de pé direito, uma jogada bem construída entre Pavlidis, que acabou por assistir o turco, e Barreiro. Aktürkoglu, não só pelos golos que marca, mas também pelas assistências e por aquilo que joga, continua a mostrar que é, claramente, uma das melhores contratações do Benfica dos últimos anos, ele que, pouco depois, viu Alberto Baio (42’), com um corte arrojado, negar-lhe o 2-0.

Um remate de Pavlidis ao lado perto do intervalo (45+1’) abria o apetite para a segunda parte, período em que a primeira ocasião de algum perigo voltou a pertencer ao Vitória, aos 50 minutos - Rivas, de livre direto, obrigou Trubin a boa defesa para canto.

Sem nada a perder, o Vitória estava agora apostado em arriscar mais em busca de um melhor resultado - o empate esteve perto aos 64’ (Otamendi desviou para canto, com um corte notável, um cruzamento açucarado de Nuno Santos) e aos 71’ (remate de Alberto Baio saiu ao lado), com os vimaranenses, nesta fase, por cima no jogo. 

Ainda assim, e claramente contra a corrente do jogo, Pavlidis, aos 77’, servido em bandeja de ouro por Aktürkoglu, rematou de forma disparatada por cima. Uma perdida incrível num lance que podia ter descansado a equipa. O Benfica teve de sofrer até ao fim para conseguir o objetivo e, com menos um jogo, está a apenas dois pontos do líder Sporting e garantiu o segundo lugar graças ao empate do FC Porto em Famalicão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt