50.000 pontos. Lebron salta mais uma barreira impossível na NBA
LeBron James, 40 anos, jogador dos Los Angeles Lakers, continua a acrescentar capítulos à sua biografia de recordes e é desde a madrugada desta quarta-feira o único basquetebolista da NBA a figurar no clube dos 50.000 pontos em jogos relativos à época regular e play-offs. O feito foi alcançado no triunfo diante dos Pelicans (136-115), quando anotou um triplo no primeiro quarto - já era o recordista de pontos na prova há dois anos, quando bateu a marca de Kareem Abdul-Jabbar.
“Não vou ficar aqui sentado a dourar a pílula. São muitos pontos e eu sou super abençoado por conseguir somar tantos pontos na melhor liga do mundo com os melhores jogadores do mundo ao longo da minha carreira. É um momento muito especial”, atirou no final do jogo onde apontou 34 pontos e chegou a um total de 50.033. na carreira. Um número que provavelmente nunca será superado - o rival mais próximo entre os jogadores em atividade é Kevin Durant, que tem 35.191.
“A primeira coisa que me vem à mente é de onde venho. Comecei a jogar quando era criança e adorava, esperando que um dia pudesse jogar ao mais alto nível. Consegui fazer isso e, realmente, adoro da minha carreira. É, definitivamente, uma honra”, acrescentou.
Na galeria dos melhores marcadores de sempre da NBA, LeBron tem uma vantagem de quase 6000 sobre Abdul-Jabbar (44.149), com Karl Malone em terceiro (41.689) e o falecido Kobe Bryant em quarto (39.283 ). Michael Jordan é o quinto na lista, com 38.279 pontos.
Este é mais um recorde numa história de enorme sucesso que começou em 2003 quando foi selecionador no draft pelos Cleveland Cavaliers. Apelidado de King James, conquistou quatro títulos da NBA, quatro prémios de MVP, outros quatro de MVP de finais da NBA, além de três medalhas de ouro olímpicas e uma de broze com a seleção norte-americana. Isto para além de outras imensas distinções acumuladas ao longo de 22 temporadas na maior liga de basquetebol do planeta, ao serviço de franquias como os Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers, onde joga 2018, este ano com a companhia da estrela eslovena Luka Doncic.
De entre os muitos recordes que já detém, existem provavelmente cinco que nenhum outro basquetebolista pode almejar. Além da marca de pontos em toda a carreira (superou os 50.000), tem 8000 em playoffs, representou 21 vezes a equipa All-Star, 20 a All-NBA e foi campeão por três franquias diferentes.
E como resposta aos que o achavam acabado, foi designado jogador do mês de fevereiro da Conferência Oeste, com médias de 29,3 pontos, 10,5 ressaltos, 6,9 assistências e 1,2 roubos de bola. Foi a 41.ª vez que foi distinguido, o que também é um recorde (não recebia este prémio há cinco anos). Além disso, é o basquetebolista com mais jogos na liga norte-americana, o que marca há mais jogos consecutivos, com mais minutos anotados e o mais velho a marcar mais de 40 pontos num jogo da NBA.
Neste momento partilha com Vince Carter a marca de 22 temporadas consecutivas no ativo. E se jogar para o ano bate mais este recorde - tudo indica que o fará.
Com Lebron e Luka Doncic (assinou em fevereiro pelos Lakers), a equipa de Los Angeles soma sete vitórias consecutivas e subiu à segunda posição da Conferência Oeste, atrás dos Oklaoma - têm um registo de 31 vitórias e 21 derrotas e estão bem lançados para os playoffs.